Zico comandou o Flamengo no primeiro jogo da final da Libertadores contra o Cobreloa

13/11/2019 08:02

Zico comandou o Flamengo no primeiro jogo da final da Libertadores contra o Cobreloa

Com dois gols do Camisa 10 da Gávea, o Rubro-Negro venceu o rival chileno por 2 a 1 no Maracanã, cujo público pagante beirou os 100 mil torcedores naquela partida pela Copa

Zico comandou o Flamengo no primeiro jogo da final da Libertadores contra o Cobreloa
O dia 13 de novembro de 1981 está marcado na história do Flamengo e na memória de milhões de rubro-negros. Há exatos 38 anos, o time da Gávea, comandado por Zico, vencia por 2 a 1 o Cobreloa (CHL), no primeiro jogo da decisão da Copa Libertadores. Os quase 100 mil rubro-negros viram uma atuação de gala do camisa 10, que marcou os dois gols da vitória no Maracanã.



O primeiro tempo foi de amplo domínio do Flamengo. Tanto que, ainda aos 30 minutos, Zico fez o seu segundo gol na decisão, batendo pênalti sofrido por Adílio. A cobrança foi clássico: bola de um lado, Wirth, o goleiro rival, do outro.



LEIA TAMBÉM: Gabigol aumenta incerteza sobre permanência no Fla


Antes, Zico havia aberto o placar com outra contribuição de Adílio, que fez o pivô e deixou o meio-campista em condições de finalizar cara a cara com Wirth. Assim relata o livro "1981 - O primeiro ano do resto de nossas vidas", de Maurício Neves de Jesus, com Arthur Muhlenberg e Lucas Dantas, de 2011.

O 2 a 0 antes do intervalo acabou sendo pouco pelo volume ofensivo do time no primeiro tempo. O próprio Zico, além de Júnior, tiveram boas chances. Na volta do intervalo, o Cobreloa descontou, de pênalti, com Merello. Nunes, camisa 9 rubro-negro, perdeu outras chances no fim, e o Flamengo venceu.



Uma semana depois, a equipe de Carpegiani visitou o Cobreloa no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. A derrota por 1 a 0 forçou a partida de desempate entre os clubes na decisão da Libertadores em 1981. O terceiro confronto foi em 23 de novembro, em Montevidéu, e o Flamengo venceu por 2 a 0 - com mais dois gols de Zico - e conquistou a América pela primeira vez.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 2X1 COBRELOA

Estádio:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de novembro de 1981
Público: 93.985 pagantes
Árbitro: Carlos Sposito

FLAMENGO: Raul; Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico (Baroninho) - Técnico: Paulo César Carpegiani.

COBRELOA: Wirth; Tabilo, Rojas, Mario Soto e Escobar; Jiménezes, Alaroón e Merello; Puebla, Siviero e Muñoz (Rubén Gómez) - Técnico: Vicente Cantatore

Gols: Zico (12'/1ºT e 30'/1ºT) e Merello (22'/2ºT)

Flamengo, Zico, Jogo, Final, Libertadores, Cobreloa, Mengão

1366 visitas - Fonte: LANCE!Net


VEJA TAMBÉM
- MELHOR APROVEITAMENTO! Flamengo de Tite lidera estatísticas na Série A!
- De la Cruz Comenta Posicionamento no Flamengo e Evita Comparação com Zico
- Flamengo atinge recorde histórico na era dos pontos corridos no futebol brasileiro




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu