15/12/2019 18:26

Mário Celso Petraglia ataca Flamengo e Rede Globo por divisão das cotas de TV: "Flavorecimento"

Em dois artigo no jornal "Folha de São Paulo" do último sábado, o presidente do Athletico-PR, e Fernando Manuel Pinto, diretor da TV Globo, debateram sobre o tema

Mário Celso Petraglia ataca Flamengo e Rede Globo por divisão das cotas de TV: Flavorecimento

Mário Celso Peraglia, presidente do Conselho Administrativo do Athletico-PR, fez duras críticas ao Flamengo e a Rede Globo. Em dois artigos no jornal 'Folha de S. Paulo' do último sábado, na seção Tendências/Debates, o mandatário do Furacão e Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos e relacionamento com futebol da TV Globo, responderam com visões totalmente diferentes ao seguinte tema: 'O modelo de divisão de cotas de TV para os clubes de futebol é adequado?'



O artigo com a resposta 'sim' ficou com Fernando, enquanto o artigo do 'não' com Peraglia. Com o título 'Equilíbrio e Meritocracia', Pinto defendeu em seu texto o atual formato de divisão de cotas. Confira a íntegra:

- Em 2016, em meio a maior concorrência já ocorrida por direitos da Série A, a resposta da Globo foi um novo formato de contratação, atendendo a anseios dos clubes, que batizamos de 'Novo Modelo 2019-24'. Chegamos a acordos individuais com 37 clubes, mas que levam, pela primeira vez, a um formato coletivo e disponível a todos, onde critérios ligados a equilíbrio e meritocracia é que determinam a remuneração de cada clube na Série A, em vez dos valores predeterminados do formato anterior, vigente até 2018 e com apenas 18 clubes sob acordos plurianuais. Esse processo funcionou como 'unir o útil ao agradável': a abordagem foi capaz de promover um modelo coletivo para os clubes. O 'Novo Modelo 2019-24' jamais teve a pretensão de ser perfeito, seria impossível diante dos enormes desafios. Miramos um grande passo! Aprimoramentos, a partir de agora, dependem do reconhecimento dos avanços conquistados, e, sobretudo, dos passos que a partir deles podem ser dados - finalizou Fernando Manuel Pinto.

Petraglia não poupou o atual sistema de cotas. O mandatário criticou a TV Globo e atacou diretamente o Flamengo logo no título de seu texto: 'Flavorecimento'

- Uma vez favorecido, sempre favorecido. Todo monopólio parte do princípio de que não é aberta a outros a participação no grupo daqueles que controlam um sistema e determinam as regras que o operam. Toda iniciativa para mudar qualquer ordem nessa dinâmica tende a ser frustrada, pois o teto de cada um é preestabelecido pelos próprios organizadores desse sistema. Nós, do Athletico Paranaense, estamos há mais de 20 anos dizendo que não (ao modelo de divisão de cotas de TV). Mas parece que ainda vivemos no Brasil que liga a TV para ver um só canal, com uma só linguagem e abordagem. É algo que permanece há mais de meio século - e os mais favorecidos dizem que 'tem que manter isso aí', agindo pesado contra qualquer mudança - disse Petraglia e que, logo depois, atacou diretamente o clube carioca.

- O sistema não tem interesse em desenvolver o futebol brasileiro, mas em desenvolver um ou dois clubes como se eles representassem todo o país. Criou-se uma narrativa de que toda audiência nacional se interessa e quer ver o Flamengo. Uma euforia fomentada por matérias em clima de mobilização, de que há algo muito importante acontecendo quando o time da ponta da pirâmide joga. Como um time com tanto apoio teve tão poucas conquistas, ao longo das décadas, em proporção às suas possibilidades? Os títulos e o domínio técnico à altura do seu favorecimento só vieram quase 40 depois do primeiro campeonato de expressão... Nada foi construído para que os mais organizados alcançassem os resultados, mas para que 'os escolhidos' possam ser beneficiados de várias formas até que confirmem finalmente sua força. É a típica meritocracia à brasileira. Fica clara a necessidade de redistribuição dos valores, mais em linha com o cenário esportivo e tecnológico atuais. Fica gritante a urgência de mudança na legislação que permita o aporte de capital internacional nos clubes, como é há tempos nos maiores centros do futebol, e fazer com que os melhores atletas do mundo joguem em uma liga forte aqui no Brasil. - finalizou Mário Celso Peraglia.



Flamengo, Cotas, Rede Globo, Mengão

19704 visitas - Fonte: lance



CONFIRA: SAIBA ONDE ASSISTIR AO VIVO o Fla-Flu da final do Carioca 2020 nesta quarta-feira


VEJA: Segundo jornal Português, orge Jesus deve viajar no sábado para Lisboa e assinar com o Benfica


<


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Alberto Lessa     

Athletico NÃO tem copinha, NÃO tem mundial!!!

Acho q ele esta falando do Flamengo de Guarulhos ou do Piauí. Kkkkk

Raul Bento     

Este Bostralia e o mesmo do passado do grupo do Eurico com inveja do maior e verdadeiro Rubro Negro do pais, ele e o palhaço de sempre nao entende a grandeza de um time nacional e nao da insignificancia deste tal atletico e o tal Sport de Recife que nunca

Renato Silva     

Essr Petráglia com toda certeza é um animal que já nasceu sem rabo

Eraldo Bezerra     

Esse cara e maluco querer compara o flamengo com qualquer outro time do brasil maluco sao 42 milhoes de torcedor talveiz20 atletico paranaense dar hum flamengo

João Borges     

Alguém tem que avisar pra esse Petraglia que não tem como comparar Flamengo com Athletico. Tem umas "pessoinhas" que tem que estudar um pouco mais sobre futebol (porque parece que esse Petralia não entende nada, porque fazer tal comparação é coisa de quem é muito idiota ou provinciano). Já que você não sabe, oh Petraglia, o Flamengo é o clube que dá mais audiência para a televisão, então é óbvio que a cota tem que ser maior. Vê se deixa de ser ignorante (ou pretencioso) e pare de querer comparar seu clube com o Flamengo, porque isso é o cúmulo do ridículo.

Ercilio Costa     

Escuta aqui, sr. Mario Celso, quando seu clube tiver 40 milhoes de torcedores (isso se ate la o Mengao ja nao tiver uns 200 milhoes), quando seu time chegar ao topo de audiencia, quando seu timinho chegar no to do peper view, quando seu clube fechar uma avenida, uma capital inteira e for campeao mundial, venha aqui reclamar de divisao de cotas. Caso contrario, enfia teu rabo no meio das pernas e vai chorar no travesseiro. A midia nao quer sentimentalismo, a midia quer resultado, e nisso meu Mengao ta no topo.

Sera que este cara não vê ou finge que não vê que o flamengo da audiência e muita pergunta pra ele se o time dele dá setenta por cento de audiência se o timeco dele leva sessenta miltorcedores em todos os jogos . Aqui seu Petrusco vai catar coquinho vai.

Atlético Pr não tem caguete de conquistar a tríplice coroa e uma disputa de mundial de clubes. Chora anti.

Kkkkk so rindo , quem da audiencia ganha mais , ou acha que seu time sem torcida tem que ganhar igual .flamengo e maior que todos e tem q ganharmesml

Chico Jose     

Com todo respeito, o que esse cidadão quê, isso aqui é Flamengo o time de maior torcida do mundo, são quarenta milhões de torcedores, sem contar, senhor, Mário Celso Petraglia, que em jogo do Flamengo, a tv aberta dá mais audiência que jogo da seleção brasileira, quando o seu time tiver quarenta milhões de torcedores, o seu clube sem dúvida vai ter cota igual a do Flamengo! Como diz o capitão Nascimento, o senhor Mário Celso Petraglia é uma fanfarrão!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Campeonato Brasileiro

Domingo - 16:00 - Maracanã - Premiere
Flamengo
Atlético MG

Último jogo - Campeonato Carioca

Quarta - 21:00 - Maracanã
Flamengo
1 0
Fluminense