Autor de Dezembro de 81 promete canção caso Flamengo conquiste o bi mundial: História nova

20/12/2019 16:12

Autor de Dezembro de 81 promete canção caso Flamengo conquiste o bi mundial: História nova

Promessa é divida

Autor de Dezembro de 81 promete canção caso Flamengo conquiste o bi mundial: História nova
Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

O auxiliar administrativo Eric Barceleiro, 32, atravessa a rua trajando uniforme rubro-negro e bandeira em mãos. Então, um carro na pista brada "três a zero no Liverpool", quase como um cumprimento. Mal sabia, mas o motorista cantou um dos versos de "Dezembro de 81" para o próprio autor.

LEIA TAMBÉM: Jorge Jesus busca título inédito e revanche particular contra o Liverpool



"Não tínhamos nenhuma música dentro da torcida que falasse disso [Mundial de 81]. A ideia era exaltar o feito que ninguém tem no Rio de Janeiro. Foi na Libertadores de 2017 que a gente percebeu que pegou. Infelizmente o time não correspondeu e foi eliminado, mas a letra encaixou muito fácil com a melodia. Não é difícil cantar" conta.

"Em Dezembro de 81 / Botou os ingleses na roda / 3 a 0 no Liverpool / Ficou marcado na história". A canção é um chiclete, mas só explodiu em 2016 mesmo sendo criada em 2011 na comunidade de Orkut da 'Nação 12'.

"A música até enjoou dentro do 'Nação 12' e a gente praticamente não cantava. Só que, aquelas coisas que não se explicam, começamos a cantar no túnel, as pessoas foram gravando e viralizou. A música pegou primeiramente do lado de fora do Maracanã. Nos jogos de basquete e outros esportes. Quando percebemos, estava todo mundo cantando"

Hoje, o canto é tratado como um mantra rubro-negro, lembrado pelos jogadores e usado pelo clube nas redes sociais.

"Vale uma adaptação? Vale. Mas com o feito desses caras, acho que vale fazer uma canção nova, contando uma história nova, desde a vitória no Peru que foi incrível. Conhecendo a arquibancada, acho que é mais fácil conseguir pegar uma música e fazer algo novo do que adaptar algo já gravado. O que fizeram em 81 foi incrível, foi absurdo. E agora também é incrível. Falta um degrau. Mesmo se não conseguiram, já está sendo incrível"

Eric nunca ganhou qualquer centavo com a música.

"O meu filho aprendeu a cantar escutando os outros. Nunca cantei para ele. Foi engraçado também uma vez com a minha esposa. Uma vez estávamos num Fla x Flu, não lembro o ano, mas teve gol contra do Pará. Ela ouviu a música, lembrou e perguntou: 'Essa não é aquela música que vocês tentavam cantar lá atrás? Está todo mundo cantando'. Aí eu contei que fiz a música, ela reclamou que eu nunca contei para ela e ficou um pouco em choque".


Eric Barceleiro, Flamengo, Dezembro de 81, Libertadores, Mundial de Clubes

2276 visitas - Fonte: torcidaflamengo.com.br


VEJA TAMBÉM
- Flamengo solicita adiamento do clássico contra Fluminense devido a problemas de transporte
- STJD absolve Evertton Araújo por expulsão contra o Corinthians
- STJD absolve Evertton Araújo de expulsão contra o Corinthians



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade