4/4/2020 19:00

ESPECIAL: A paralisação é uma oportunidade de ajustar o calendário brasileiro ao europeu? - Parte 4: Os outros calendários sul-americanos

ESPECIAL: A paralisação é uma oportunidade de ajustar o calendário brasileiro ao europeu? - Parte 4: Os outros calendários sul-americanos

Enquanto a temporada do futebol europeu começa, o Campeonato Brasileiro já está no segundo turno. No entanto, a diferença entre os dois calendários — e o reflexo na conquistas de títulos — segue a mesma. Um clube que dispute apenas o Brasileirão, como o Atlético Goianinese por exemplo, tem no máximo oito dias de descanso entre um jogo e outro. Já nas ligas inglesa, espanhola e francesa, por exemplo, os clubes costumam ter sete dias de intervalo, sendo frequente haver até 14 dias entre um jogo e outro.



LEIA TAMBÉM: Jovens da base do Flamengo podem ser emprestados ao fim da paralisação

O futebol argentino resolveu adotar os mesmos métodos do futebol europeu. O modelo do calendário europeu se dá por começar em Julho de um ano e terminar em Junho do ano seguinte. Já no Brasil, se deve ser mantido o modelo do calendário gregoriano, de Janeiro a Dezembro do mesmo ano. O argentino, como demos exemplo, na sua última edição, começou em julho de 2019 e terminou em março de 2020.

Como funciona a superliga argentina: As 24 equipes se enfrentam no sistema de todos contra todos em jogos só de ida (23 rodadas). No final o primeiro colocado será o campeão, enquanto as equipes que ocupam a 23ª e a 24ª posição serão rebaixados para a segunda divisão do ano seguinte que será definido com base na média de pontos acumulados por partida nas últimas três temporadas, incluindo a atual. A equipe que ocupa a 22ª posição na tabela de médias de pontos jogará uma promoção com o perdedor da final do torneio da segunda divisão.

Um fato engraçado é como fica para as competições continentais, já que a Libertadores e a Copa Sul-Americana seguem o calendário brasileiro. Então os times que se classificaram para a disputa da competição continental agora em Março, só disputará o campeonato em 2021. Assim, times podem ser desmontados, jogadores sendo vendidos e comprados, outros podem estar até na segunda divisão, como acontece com o Tigre da Argentina que disputa a Libertadores de 2020 e foi rebaixado no último campeonato.

O campeonato paraguaio é dividido em dois campeonatos, o Apertura e o Clausura, são dois turnos, mas com dois troféus diferentes e no final os dois campeões se enfrentam pelo título paraguaio. Uma espécie de campeonato carioca só que organizado.

As competições internacionais, caberia à CBF trabalhar junto à Conmebol para que Libertadores e Sul-americana seguissem o mesmo caminho. O futebol argentino já está no modelo de calendário dos europeus. Ou seja, com os dois países mais relevantes da América do Sul na mesma reivindicação, como diriam não?

Você é a favor do futebol brasileiro adotar uma dessas medidas?



LEIA TAMBÉM: Libertadores: Conmebol não tem mais convicção de que final do torneio ocorrerá em 21 de novembro

Flamengo, calendário, europeu, brasileiro

957 visitas - Fonte: Torcidaflamengo.com.br


A FLAMENGO ESTEVE ATRÁS DO CAVANI? GLOBO NÃO PAGA ESTADUAIS E BRASILEIRO, VEJA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO FLAMENGO! MARACANÃ VAI VIRAR HOSPITAL?




CONFIRA: Jorge Jesus: Digam à Nação que fico!

VEJA: Flamengo cede volante do sub-20 e deve negociar mais crias do Ninho



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Carioca

Segunda - 20:30 - Estádio João Francisco - Fox
Bangu
Flamengo

Último jogo - Carioca

Sábado - 18:00 - Maracanã
Flamengo
2 1
Portuguesa