24/5/2020 20:47

Sem Botafogo e Fluminense, clubes se reúnem com Crivella e projetam Carioca sem público em junho

Sem Botafogo e Fluminense, clubes se reúnem com Crivella e projetam Carioca sem público em junho

Uma reunião entre a prefeitura do Rio, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e clubes que disputam o Campeonato Carioca, realizada neste domingo, debateu um plano para a volta do futebol carioca. Dirigentes presentes ao encontro - Fluminense Botafogo não enviaram representantes - informaram que os treinos devem ser liberados a partir de terça-feira, e os jogos sem público, a partir de 14 de junho.



LEIA TAMBÉM: Flamengo vai à Vigilância Sanitária para prestar esclarecimentos

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e o presidente da Ferj, Rubens Lopes, devem se manifestar apenas na segunda-feira, dia em que nova reunião na federação será realizada.

A reunião deste domingo ocorreu um dia após o estado do Rio bater o recorde de mortes causadas pelo novo coronavírus - no sábado, foram 248 óbitos causados pela Covid-19 em 24 horas. Desde o início da pandemia o estado registra 37.912 casos e 3.993 mortes provocadas pelo vírus.

A mudança no panorama do Carioca começou com os testes dos clubes pequenos, realizados nos últimos dias, e passou por viagens a Brasília tanto do prefeito Marcelo Crivella quanto dos presidentes de Flamengo e Vasco. Eles se reuniram com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que defende a volta dos jogos.

Crivella se reuniu com o comitê científico no sábado e não debateu sobre futebol - os membros ainda são contra o retorno de treinos e jogos -, mas se discutiu a preocupante situação de casos e mortes na cidade. O recado era que não era o momento de abertura.

Mas a pressão, liderada por Flamengo e Vasco, com apoio da Ferj e dos clubes pequenos, pela liberação imediata fez efeito. O prefeito desejava que os treinos voltassem a ocorrer somente a partir de 8 de junho, dando mais tempo para amenizar a situação provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O Flamengo já voltou a treinar no gramado do Ninho do Urubu na última terça-feira, mesmo sem autorização. Para esta semana, o clube anunciou que os treinos estão mantidos, incluindo o desta segunda.

- Houve pressão do Flamengo e do Vasco, mas todos pequenos também querem a volta. Em julho não podia voltar porque o Brasileiro já vai entrar por janeiro. Precisamos voltar em junho - disse o presidente do Madureira, Elias Duba.

Duba mandou representante, não foi ao encontro, pois pertence ao grupo de risco, mas disse que os jogadores do Madureira voltam a treinar na terça. O clube vai fazer nova bateria de testes de coronavírus e decidiu confinar os jogadores em hotel para realizar os treinos e voltar aos jogos.

O presidente do Vasco, Alexandre Campello, não confirmou as datas exatas de retorno dos treinos e dos jogos, mas referendou a ideia de meados de junho para a volta das partidas do Carioca.

- Na realidade, a gente está tratando muito de como voltar, da forma como o futebol vai voltar. Mas com uma tendência de o futebol voltar a ser jogado no meio de junho. Isso ainda está sendo discutido, nesse momento está liberado para volta da fisioterapia e de alguns exercícios ligados à fisioterapia. Ainda está sendo discutida a volta efetivamente aos treinos, mas com um pensamento de o futebol voltar a partir do meio de junho - disse Campello.

O prefeito Marcelo Crivella deverá anunciar oficialmente as medidas nesta segunda, com um protocolo de retomada gradativa das atividades do esporte. A assessoria de Crivella informou que será convocada uma coletiva do prefeito, ainda sem data e horário definidos.

Em nota divulgada após a reunião, a Ferj comunicou que "o prefeito revelou que o Comitê Científico (da prefeitura) classificou como irrepreensível o Protocolo Jogo Seguro de retorno aos treinamentos, produzido pela Ferj e os médicos. Houve entendimento de que, sob a orientação e acompanhamento dos clubes, os jogadores estão mais bem cuidados e em maior segurança."

Ainda no texto, a nota da Ferj diz que existe a "previsão de volta do futebol possivelmente para meados de junho, mas sem público, os clubes devem progredir, passo a passo, com fase de avaliação clínica, testes físicos, exercícios de reabilitação dos efeitos da inatividade muscular e atividades de recuperação da capacidade laborativa".

A Ferj enviou um edital de convocação aos clubes para uma reunião virtual às 15h desta segunda. Pelo documento, os temas debatidos na Ferj serão:

1) Protocolo “Jogo Seguro” (fase 2).
2) Registro de novos contratos. Prazo reduzido.
3) Condição de jogo.
4) Intervalo mínimo entre as partidas.
5) Mandos de campo.
6) Jogos fora do Estado do Rio de Janeiro.
7) Outros assuntos pertinentes às partidas complementares do Campeonato Carioca passíveis de discussão por decisão preliminar favorável da maioria.

Inicialmente, o encontro, que teve como sede o Riocentro, teria a presença de todos os times da Série A do Carioca - ao menos foi a convocação feita por Rubens Lopes, presidente da Ferj. Porém, o Fluminense e o Botafogo, instituições que já se manifestaram contra a retomada das atividades na pandemia do novo coronavírus, não enviaram representantes - as duas direções se manifestaram (veja notas acima).



LEIA TAMBÉM: Pandemia de coronavírus coloca Flamengo e Prefeitura em lados opostos mais uma vez

Flamengo, carioca, campeonato, retorno

1788 visitas - Fonte: Globoesporte.com


A FLAMENGO ESTEVE ATRÁS DO CAVANI? GLOBO NÃO PAGA ESTADUAIS E BRASILEIRO, VEJA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO FLAMENGO! MARACANÃ VAI VIRAR HOSPITAL?




CONFIRA: Globo não vai transmitir final da Taça Rio

VEJA: BRB e Flamengo viram alvo de Ministério Público de Contas



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Campeonato Carioca

Quarta - 16:00 - Maracanã - FlaTV
Flamengo
Fluminense

Último jogo - Carioca

Domingo - 16:00 - Maracanã
Flamengo
2 0
Volta Redonda