Guerra de liminares e briga política ainda travam RJ e SP na volta ao futebol

10/6/2020 09:07

Guerra de liminares e briga política ainda travam RJ e SP na volta ao futebol

Guerra de liminares e briga política ainda travam RJ e SP na volta ao futebol
Pandemia do novo coronavírus impede a volta do futebol em território brasileiro
Imagem: Fernando Moreno/AGIF


Os clubes de São Paulo aguardam o aval dos municípios e ensaiam a volta aos treinos em um movimento uniforme na próxima segunda-feira (15), mesmo que o cenário atual seja de briga política. No Rio de Janeiro, os times não são uníssonos nas conversas — e nem nos atos — e veem as divergências do futebol apenas como um reflexo da falta de harmonia entre poderes executivo e jurídico em meio à pandemia do novo coronavírus.



Em meio à ansiedade por ver a bola rolar novamente, disputas políticas e judiciais ainda travam o retorno do futebol nos principais centros do país.



LEIA TAMBÉM: Joia do Flamengo é sondado por clubes europeus


A Federação Paulista de Futebol (FPF) elaborou um protocolo específico de volta aos treinos, que foi apresentado ao governo do Estado de São Paulo e às prefeituras, com o objetivo de viabilizar um retorno geral a todos os clubes que disputam a Série A1 do Paulista. Uma nova reunião acontecerá nesta quarta-feira (10), com representantes dos clubes e da FPF, para começar a acertar os detalhes da volta, que tem na data preferida para acontecer na próxima segunda-feira, dia 15.

O governo estadual não pretende interferir caso haja acordos com as 12 prefeituras pelas quais se espalham os 16 participantes pela retomada dos treinamentos. Na reunião de hoje a orientação será que para que os clubes articulem essa volta diretamente com as autoridades municipais. No caso da capital, o prefeito Bruno Covas deve se reunir na amanhã (11) com dirigentes de São Paulo, Corinthians e Palmeiras para amarrar os detalhes

O protocolo envolve uma testagem tão logo os atletas se apresentem. Negativados, eles ficariam praticamente confinados nos centros de treinamento, sem contato externo com familiares, com o público e com locais públicos. No momento em que as competições retornarem, dois dias antes dos jogos é feita uma nova testagem. Assim, as equipes que permanecem na competição são testadas antes e depois das partidas.

No Rio, após o governo estadual do e a Prefeitura da capital flexibilizarem as atividades, os clubes foram surpreendidos por decisão do juiz Bruno Bruno Bodart, que concedeu liminar contra os decretos. A decisão foi derrubada pelo desembargador Claudio de Mello Tavares, que voltou a dar o sinal verde. Em Conselho Arbitral realizado no sábado (6), os cariocas aprovaram o protocolo médico, mas não definiram uma data de retorno, o que deve ocorrer ainda esta semana. As autoridades liberaram jogos sem público a partir da segunda quinzena de junho e com um terço de torcedores a partir de julho.

O Vasco, principal aliado do Flamengo pela volta, também treina. O Cruz-Maltino já faz atividades com bola em São Januário. O Botafogo iniciou testes para detecção da Covid-19, mas ainda não tem data para o retorno. O Fluminense ainda faz atividades virtuais e vai voltar a discutir hoje (10) a situação.

O que ocorre em Rio Grande do Sul e Minas Gerais

A atual proposta de volta do Gauchão prevê retomada dos jogos em 19 de julho e conclusão em 9 de agosto, com portões fechados e limite de profissionais nos estádios. O plano é colocar os 12 times em regime de concentração a partir de 17 de julho. Os classificados para o mata-mata devem continuar em distanciamento até a decisão. O debate maior é em relação à ideia de jogar somente em Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves — com exclusão de outras cinco cidades da rota das partidas.



Em Minas Gerais, a situação está longe de um desfecho. Os principais clubes — América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro — já foram liberados para a volta aos treinos. Todavia, não há data definida para a volta às competições. A Federação Mineira de Futebol (FMF) entende que é impossível um retorno dos jogos antes de 15 de julho. Contudo, ainda pleiteia uma reunião com a secretaria de saúde do governo do estado para ter uma posição das autoridades sobre o tema.

Flamengo, Guerra, Liminares, Política, Futebol, Mengão

371 visitas - Fonte: UOL


VEJA TAMBÉM
- Flamengo: Léo Pereira mira obsessão pelo título do Brasileirão
- Flamengo terá dois desfalques importantes para enfrentar o São Paulo.
- Dirigente Flamengo critica suspensão de Gabigol como excessiva no futebol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Zu Veras     

Concordo Sim de acordo com as autoridades de saúde e municipais o retorno SEGURO do futebol!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu