Especialista: A cobrança por transmissão foi uma atitude oportunista da diretoria do Flamengo

5/7/2020 10:19

Especialista: A cobrança por transmissão foi uma atitude oportunista da diretoria do Flamengo

Consultor de marketing e gestão esportiva, Amir Somoggi apontas falhas no plano de ação rubro-negro e diz: Os dirigentes jogaram no lixo a chance de mudar o futebol nacional

Especialista: A cobrança por transmissão foi uma atitude oportunista da diretoria do Flamengo
Rodolfo Landim durante entrevista coletiva: O Flamengo vai ter de se retratar, crê Amir Somoggi (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

A conduta do Flamengo em relação à transmissão da reta final do Campeonato Carioca não rende controvérsias apenas entre os torcedores. Sócio da Sports Value, uma das principais empresas de marketing esportivo do país, Amir Somoggi vê uma série de equívocos na postura do Rubro-Negro anunciar que cobrará R$ 10 para não sócios acompanharem a exibição do duelo com o Volta Redonda, pela semifinal da Taça Rio neste domingo.



- Na verdade, o Flamengo fez tudo errado. Você só se impõe com honestidade e transparência. O clube tinha de dizer que o primeiro jogo transmitido pela FlaTV era grátis mas, a partir do segundo jogo, ia ser cobrada uma taxa para não sócios. O que não pode é ser oportunista - e, em seguida, afirmou:



LEIA TAMBÉM: Após anúncio de cobrança por transmissão de jogo, sede do Flamengo é pichada


- A direção do Flamengo vem se mostrando oportunista faz tempo. Com a MP (984, das transmissões) também foi assim... Agora, eles resolveram ter oportunismo com o torcedor, que está sentindo as atitudes erradas do Flamengo perante a sociedade. O clube vai ter de se explicar para a torcida, uma vez que ela é a base de toda a estratégia do Flamengo. Achar que vai faturar com streaming só porque tem a maior torcida do mundo não necessariamente dará certo. Será desafiador fazer streaming, em especial agindo desta forma com o torcedor - complementou, ao LANCE!.

A opção do Rubro-Negro por transmitir o jogo por meio da plataforma MyCujoo também não foi vista por Amir como uma cartada ideal.


- O melhor caminho era fazer isto dentro do aplicativo do clube e ainda sem consumir o plano de dados, fazendo parceria com operadoras - disse.

Criada pelos irmãos portugueses João e Pedro Presa, a plataforma MuCujoo está em 120 países e transmite 30 mil jogos de futebol. A ferramenta já era utilizada para transmitir jogos das categorias de base do Rubro-Negro desde 2016.

FLAMENGO IGNOROU O MODELO DO FREEMIUM, DIZ SOMOGGI


Somoggi indicou que a ideia de exigir um pagamento pelas partidas só apresentaria bons resultados a longo prazo e com boas medidas.

- Já que o Flamengo tem este plano de ter uma cobrança mensal, o melhor caminho seria colocar o Carioca em um pacote muito corriqueiro no mercado, chamado "freemium" (mistura de "free" com "premium"). O Spotify é freemium, pois disponibiliza um período grátis para teste do consumidor e só depois o assinante começa a pagar. Seria interessante o Flamengo deixar com opção gratuita o Carioca e em um acordo posterior estipular o preço a R$ 10 para cada jogo do Brasileirão e da Copa do Brasil, por exemplo - afirmou.

Aos olhos do especialista de gestão e marketing esportivo, havia outros meios do Rubro-Negro obter faturamento com as partidas.

- Os R$ 10 não eram nada perto do faturamento que o clube podia ter com venda de produtos, doações... Ganhariam mais com os superchats (doações feitas por torcedores via YouTube) durante o jogo do que com estes R$ 10 de cada não sócio - declarou.

BRASIL AINDA ENGATINHA NO STREAMING


Amir Somoggi também constatou alguns erros de estratégia que assolam o futebol nacional.

- No momento decisivo, todos os clubes erram. Não conseguem segurar o afã oportunista e querem ganhar no curtíssimo prazo porque não é legal ser honesto, transparente. Os dirigentes aproveitam um momento do "bem-bom", da boa fase para, como diz o torcedor no Twitter, colocarem uma facada nas costas - disse.

Em relação à nota oficial do Flamengo (que afirmou que o valor de R$ 10 corresponde a um quarto do que custaria o ingresso da semifinal), o especialista em marketing e gestão financeira é categórico.

- O Flamengo tira o jogo da TV aberta, que é grátis, para cobrar na Internet. É absurdo! O futebol é um produto que chega de graça na casa das pessoas e nos bares. Ainda acho que o clube voltará atrás porque a rejeição da massa vai ser maior. Foram dezenas de torcedores se queixando. O Flamengo jogou no lixo uma grande oportunidade para mudar o futebol brasileiro - completou.

Amir Somoggi ainda detalhou quais são as perspectivas do streaming no país.



- O streaming é uma plataforma importante, mas para ser uma receita complementar. A TV aberta e fechada em um país de 207 milhões de habitantes continuarão a ter um grande impacto. Não podem ser substituídas por streaming, ainda mais que 80% das pessoas têm plano pré-pago de celular - e destaca:

- Agora, é fundamental começar a ter jogo transmitido assim. O Flamengo mostrou a força dele, outros não vão ter mesma força dele, mas podem contar com um ganho adicional se souberem gerenciar a relação com a plataforma digital e com a própria Rede Globo - complementou.

flamengo, Especialista, Transmissão, Atitude, Oportunista, Diretoria, Mengão

746 visitas - Fonte: LANCE!Net


VEJA TAMBÉM
- INDISCIPLINADO! Após confusões, atacante do Flamengo deve fechar com time da Série B do Brasileirão
- Rivellino critica jogo do Palmeiras, Flamengo e destaca Neymar como último craque brasileiro
- Palmeiras vende 21 mil ingressos para duelo contra o Flamengo no Allianz Parque




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Isso e uma tremenda babaquice , flamenguista de verdade não boicota o time , pelo contrário ajuda a manter esse timaço , sem as renda do maraca , porque não e fácil manter , todos que estão reclamando , tem condições , pois pagam muito mais pela sua internet , e 10,00 reais , você gasta de passagens da sua casa até o Maracanã , esses que reclamam são os Antis Flamenguista , entendo que muita gente não pode pagar , mas você que tem internet pode , pois paga muito mais do que 10,00 reais para mantê-la , e muita babaquice reclamar dessa direção do Flamengo , que nos tem dado muitas alegrias , e 10,00 reais pra ajudar esse time e muito pouco , e olha que eu estou sem trabalho .

Isaac Araujo     

A imprensa, torcidas organizadas, torcedores em suas redes sociais, todos foram unânimes o Flamengo fez na hora errada.

Erivaldo Passos     

Oportunistas sao vocês jornalistas esportivos, que nao crian; não sugerem nada; não propõem nada, mas, condenam e criticam todas as decisões de um Clube que tem crescido assustadoramente. Em que mundo vocês estão? Vocês não passam de oportunistas baratos. É cada dia mais difícil ler alguma coisa neste país, aaaitir, entao, esquecam. Eu ja deaiatir das resenhas de todos vocês, de todos os canias. É que só falam bobagens. Aprendam a fazer conta. Olhe o ELENCO do FLAMENGO, vejam se dar para manter o elenco e toda a estrutura que o Clube tem, apenas com patrocinadores e sócios-torcedores. Sou torcedor, e ate entendo que seja preciso evitar o olho grande, pois muitos não têm como pagar esse valor a cada jogo, mas, tem que cobrar, SIM. SRN!

Viu q o lucro milionário de quarta feira foi imenso. Agora cresceu o olho msm. Mais eles se lascaram. Milhões de pessoas inscritos na FLATV ja cancelaram inclusive EU.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu