22/10/2020 13:10

Conheça a “Nação Empoderada”, torcida feminina do Mengão

Conheça a “Nação Empoderada”, torcida feminina do Mengão

Foto: Marcelo Cortes/ Flamengo - https://puu.sh/Fi4kl/074d63e994.png (utilizada em
https://www.torcidaflamengo.com.br/news.asp?nID=87999)

O Flamengo também tem a maior torcida do Brasil entre as mulheres. Dados de uma pesquisa realizada pela empresa de marketing esportivo Pluri Consultoria, em 2018, mostra que as mulheres flamenguistas são 14,1 milhões – número maior do que toda a torcida do Palmeiras, quarta maior do Brasil.

A mesma pesquisa mostrou que 48,4% de toda a Nação Rubro-Negra são mulheres. Mesmo assim, o machismo ainda acaba prevalecendo nos ambientes voltados à torcida, principalmente nos estádios. Tentando mudar essa situação, um grupo de torcedoras do Flamengo criou em 2018 o movimento Nação Empoderada, uma torcida organizada totalmente feminina.

A torcida foi criada por Monalisa Oliveira Matos, após um encontro casual com outras torcedoras em um evento em homenagem ao ex-goleiro Júlio César em um shopping center. Inicialmente, a Nação Empoderada era apenas um grupo de amigas que se reunia para ir aos jogos do Flamengo com maior segurança. Com o tempo, o movimento cresceu e tomou proporções que nem as fundadoras imaginavam.

Antes da pandemia, o grupo era composto por 124 flamenguistas que se encontravam regularmente para comparecer aos jogos, tanto do time masculino, como do feminino. A maior luta do movimento é levantar a bandeira contra o assédio nos estádios brasileiros, estabelecendo ambientes mais convidativos para as mais de 14 milhões de mulheres flamenguistas.

Atualmente, a torcida organizada movimenta as redes sociais do movimento com mensagens que estimulam a presença feminina nos estádios e valorizam o time feminino do Flamengo, que está no meio da tabela do Campeonato Brasileiro. “Uma mulher empoderada não se restringe aos padrões que a sociedade impõe. Lugar de mulher é onde ela quiser. Lugar de mulher é na arquibancada!”, diz a mensagem principal na conta do Instagram. Além disso, a Nação Empoderada também mostra engajamento em questões pontuais, como a do Outubro Rosa.

Recentemente, a Adidas lançou um uniforme especial em menção à ocasião, com as cores do movimento de conscientização sobre a prevenção do Câncer de mama. Isso mostra que os clubes estão ficando mais atentos ao público feminino, organizando ações concretas. Essas iniciativas podem até ajudar financeiramente o time – com a venda de produtos. De acordo com um levantamento do portal UniversoDelas, o número de pesquisas por camisas femininas do Flamengo bateu vários recordes no ano passado, chegando a ser até 10 vezes maior do que em outros momentos em que o time estava em boa fase.

Valorizando a união com outras torcidas femininas pelo Brasil, a Nação Empoderada também apoia causas levantadas por outros movimentos, como a reivindicação da torcida feminina do Santa Cruz, a Coralinas, que exigia respeito ao espaço do banheiro feminino dos estádios, usualmente invadido por homens durante as partidas – situação que evidencia como é difícil para uma mulher assistir um jogo.

Vale lembrar que, desde março deste ano, o Flamengo oferece um espaço de acolhimento para mulheres que foram vítimas de assédio durante as partidas no Maracanã.

783 visitas - Fonte: torcidaflamengo


VEJA: Quarteto do Flamengo enfrenta o Racing, Gabigol é dúvida; Confira!

CONFIRA: Desmontado por lesões, Flamengo pega Racing contra crise dentro e fora de campo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Libertadores

Terça - 21:30 - Maracanã - SBT
Flamengo
Racing

Último jogo - Libertadores

Terça - 21:30 - Estádio Presidente Perón
Racing-ARG
1 1
Flamengo