Foto: Marcelo Cortes/ Flamengo - https://puu.sh/Fi4kl/074d63e994.png (utilizada em
https://www.torcidaflamengo.com.br/news.asp?nID=87999)
O Flamengo também tem a maior torcida do Brasil entre as mulheres. Dados de
uma pesquisa realizada pela empresa de marketing esportivo Pluri Consultoria, em 2018, mostra que as mulheres flamenguistas são 14,1 milhões – número maior do que toda a torcida do Palmeiras, quarta maior do Brasil.
A mesma pesquisa mostrou que 48,4% de toda a Nação Rubro-Negra são mulheres. Mesmo assim, o machismo ainda acaba prevalecendo nos ambientes voltados à torcida, principalmente nos estádios. Tentando mudar essa situação, um grupo de torcedoras do Flamengo criou em 2018 o movimento Nação Empoderada, uma torcida organizada totalmente feminina.
A torcida foi criada por Monalisa Oliveira Matos, após um encontro casual com outras torcedoras em um evento em homenagem ao ex-goleiro Júlio César em um shopping center. Inicialmente, a Nação Empoderada era apenas um grupo de amigas que se reunia para ir aos jogos do Flamengo com maior segurança. Com o tempo, o movimento cresceu e tomou proporções que nem as fundadoras imaginavam.
Antes da pandemia, o grupo era composto por 124 flamenguistas que se encontravam regularmente para comparecer aos jogos, tanto do time masculino, como do feminino. A maior luta do movimento é levantar a bandeira
contra o assédio nos estádios brasileiros, estabelecendo ambientes mais convidativos para as mais de 14 milhões de mulheres flamenguistas.
Atualmente, a torcida organizada movimenta as redes sociais do movimento com mensagens que estimulam a presença feminina nos estádios e valorizam o time feminino do Flamengo, que está no meio da tabela do Campeonato Brasileiro. “Uma mulher empoderada não se restringe aos padrões que a sociedade impõe. Lugar de mulher é onde ela quiser. Lugar de mulher é na arquibancada!”, diz a mensagem principal na conta do Instagram. Além disso, a Nação Empoderada também mostra engajamento em questões pontuais, como a do Outubro Rosa.
Recentemente, a Adidas lançou um uniforme especial em menção à ocasião, com as cores do movimento de conscientização sobre a prevenção do Câncer de mama. Isso mostra que os clubes estão ficando mais atentos ao público feminino, organizando ações concretas. Essas iniciativas podem até ajudar financeiramente o time – com a venda de produtos.
De acordo com um levantamento do portal UniversoDelas, o número de pesquisas por camisas femininas do Flamengo bateu vários recordes no ano passado, chegando a ser até 10 vezes maior do que em outros momentos em que o time estava em boa fase.
Valorizando a união com outras torcidas femininas pelo Brasil, a Nação Empoderada também apoia causas levantadas por outros movimentos, como a reivindicação da torcida feminina do Santa Cruz, a Coralinas, que exigia respeito ao espaço do banheiro feminino dos estádios, usualmente invadido por homens durante as partidas – situação que evidencia como é difícil para uma mulher assistir um jogo.
Vale lembrar que, desde março deste ano, o Flamengo oferece um espaço de acolhimento para mulheres que foram vítimas de assédio durante as partidas no Maracanã.
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