De olho no título do primeiro turno, Flamengo tenta quebrar tabu de 3 anos contra o São Paulo

28/10/2020 15:27

De olho no título do primeiro turno, Flamengo tenta quebrar tabu de 3 anos contra o São Paulo

De olho no título do primeiro turno, Flamengo tenta quebrar tabu de 3 anos contra o São Paulo
Última vitória contra o São Paulo foi em 2017. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Após o empate no fim da partida contra o Internacional, no último domingo, o Flamengo segue vivo na briga pelo título simbólico do primeiro turno, que termina na próxima rodada. Para isso, o Fla precisará derrotar o São Paulo, no Maracanã, e torcer por um tropeço do Internacional diante do Corinthians, na Neo Química Arena.

Um empate também pode ser suficiente para terminar na frente do Colorado, desde que os gaúchos sejam derrotados em São Paulo. Porém, neste cenário, o Fla pode ser alcançado pelo próprio tricolor paulista, que tem três jogos a menos (ainda sem data para ocorrer).

A vitória diante do time de Fernando Diniz, portanto, é o melhor caminho para o Flamengo. No entanto, para sair com os três pontos, o rubro-negro precisará quebrar um indigesto tabu de vitórias contra o adversário paulista que já dura três anos.

O último triunfo do Flamengo diante do São Paulo foi no dia 2 de julho de 2017, no Estádio Luso-
Brasileiro, pela 11ª rodada do campeonato nacional. Na ocasião, Guerrero e Diego balançaram as redes
na vitória por 2 a 0. O time era comandado por Zé Ricardo.



De lá pra cá, foram cinco duelos entre os dois times, com três empates e duas vitórias do São Paulo.
Nem mesmo na memorável campanha do título brasileiro do ano passado o Flamengo conseguiu
superar os paulistas, com empates por 1 a 1 no Morumbi e 0 a 0 no Maracanã. O São Paulo foi o único
time que não foi derrotado pelo Mengão no Brasileirão 2019.

No Maracanã, palco do jogo deste domingo, o jejum é ainda maior. Uma pesquisa do Sites de Apostas aponta que o último triunfo do Flamengo contra o São Paulo no estádio foi no Brasileirão de 2015, por 2 a 1, de virada. Luiz Eduardo marcou para o tricolor paulista, mas Ederson e Guerrero garantiram a vitória do Flamengo na 20ª rodada.

Além disso, nas duas últimas partidas disputadas no estádio contra o São Paulo, o Flamengo passou em branco: além do já citado empate por 0 a 0 em 2019, o rubro-negro foi derrotado por 1 a 0 no ano anterior, com gol de Everton.

Histórico do confronto
Flamengo e São Paulo já se enfrentaram 102 vezes, com leve vantagem para o time paulista, que venceu 39. O Mengão tem 32 vitórias, e são 31 empates. Pelo Brasileirão, em 61 partidas, foram 24 triunfos do São Paulo, 18 do Flamengo e 19 empates. Jogando como mandante, a vantagem é do rubro-negro: são 20 vitórias em 45 jogos, com 12 empates e 13 derrotas.

O que esperar do duelo deste domingo?

Bruno Henrique é um dos destaques do Fla para o confronto. Foto: Divulgação/Flamengo

Apesar do retrospecto favorável ao São Paulo, o momento indica que o Flamengo tem favoritismo diante do time paulista no Maracanã. As duas equipes vêm em uma longa sequência invicta na competição, com oito jogos sem derrotas. Porém, enquanto o Flamengo venceu cinco, somando 18 pontos, o São Paulo venceu apenas três, e somou 13 pontos.

Dentro de campo, o Flamengo deve tirar proveito de seu poderio ofensivo (sobretudo pela ótima fase de Pedro, artilheiro do time na competição com 9 gols) e do instável sistema defensivo do São Paulo de Fernando Diniz, que foi vazado em 12 dos últimos 15 jogos.

No entanto, o técnico Domènec Torrent terá problemas para montar a equipe neste domingo. Os volantes Willian Arão e Thiago Maia levaram o terceiro cartão amarelo no jogo diante do Internacional e estão suspensos. Machucados, Arrascaeta, Diego e Gabigol também devem seguir fora do time, mas Rodrigo Caio pode voltar à zaga.

Do outro lado, o técnico Fernando Diniz pode contar com o retorno do lateral-direito Igor Vinícius e do meia Hernanes, que avançaram na recuperação de suas lesões musculares. Como desfalques, o time paulista segue sem Lucas Perri, Walce, Juanfran, Liziero e Rojas.

Por que é importante ganhar o primeiro turno?

No ano passado, Flamengo conquistou o primeiro turno e terminou como campeão. Foto:
Divulgação/Flamengo

Na prática, o título é apenas simbólico. Mas as estatísticas mostram que, nos últimos anos, quem larga
na frente nas 19 primeiras rodadas tem ótimas chances de sair campeão no fim. Na história dos pontos corridos, desde 2003, apenas quatro times venceram o primeiro turno e não terminaram como campeões brasileiros: Grêmio (2008), Internacional (2009), Atlético/MG (2012) e São Paulo (2018). À exceção do São Paulo, que acabou em 5º lugar, todos os outros ficaram na segunda colocação ao final das 38 rodadas.

No ano passado, o Flamengo conquistou o primeiro turno com 42 pontos (campanha que não pode mais ser alcançada neste ano), três a mais que o Palmeiras, segundo colocado. Se ultrapassar o Internacional na tabela de classificação neste domingo, o Mengão será o terceiro time a conseguir o título simbólico da primeira metade do Brasileirão por anos seguidos (São Paulo e Cruzeiro também já conseguiram).

991 visitas - Fonte: Torcida Flamengo


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu