14/8/2025 14:14

Projeto de ex-presidente do Flamengo garante votação remota em clubes de futebol.

Projeto de ex-presidente do Flamengo garante votação remota em clubes de futebol.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Lei nº 3.163/2023, de autoria do deputado federal Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ), ex-presidente do Flamengo, que garante a votação não presencial nas eleições de clubes, com total segurança e imunidade a fraudes. A proposta, que também vale para entidades esportivas, segue agora para análise do Senado Federal. O rubro-negro comentou a iniciativa.

- É muito desagradável você querer participar da eleição no seu clube e não poder porque não está na sede naquele momento. Queremos garantir que todos os associados, independentemente de onde estejam, possam exercer seu direito de voto com segurança, transparência e igualdade de condições - disse Bandeira, ex-presidente do Flamengo.

Eduardo Bandeira de Mello ex-presidente do Flamengo
Eduardo Bandeira de Mello ex-presidente do Flamengo

O texto altera a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023) para substituir o termo “admitida” por “assegurada”. Assim, torna claro que a votação remota é um direito efetivo dos associados, desde que adotadas medidas robustas de segurança, como identificação confiável dos votantes, criptografia dos votos e auditorias periódicas. A proposta, aliás, também estabelece que clubes e entidades não poderão restringir o direito de voto de sócios impossibilitados de comparecer fisicamente à sede, muitas vezes localizada a grandes distâncias de suas residências ou locais de trabalho.

Eduardo Bandeira de Mello em entrevista ao Lance!

O Flamengo, por exemplo, iniciou, no último dia 30 de julho, uma votação remota com conselheiros do clube. A primeira reunião que contou com este método registrou a participação de 192 conselheiros de forma presencial e 392 de forma remota. Com a aprovação na Câmara, o projeto dá mais um passo para modernizar e democratizar os processos eleitorais internos de clubes e entidades, ampliando a participação, fortalecendo a transparência e assegurando a inviolabilidade do voto.

838 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Qual sua opinião? Pênalti polêmico acirra debates sobre arbitragem em vitória do Flamengo sobre o Atlético Mineiro
- Casa lotada: Maracanã recebe mais de 60 mil torcedores na vitória sobre o Atlético-MG
- Com gol no fim de Carrascal, Flamengo vence o Galo e mantém liderança


Avalie esta notícia: 0 0

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade