Larrionda explica jogadas de bola na mão e fala em azar nos lances

3/10/2014 20:05

Larrionda explica jogadas de bola na mão e fala em azar nos lances

Instrutor de arbitragem da Fifa acredita que braço, quando não colado ao corpo, pode ser considerado ação deliberada. Veja jogadas em que o ex-árbitro analisou

Larrionda explica jogadas de bola  na mão e fala em azar nos lances
Jorge Larrionda explica conceito de bola na mão e mão na bola em reunião na CBF (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

A reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tinha um objetivo: elucidar a questão mão na bola e bola na mão. Mais que isso: era preciso deixar claro quando é indicado marcar a infração. Na explanação que durou duas horas, o instrutor da Fifa Jorge Larrionda separou 26 vídeos (veja 15 deles abaixo). A maioria mostrava lances da Copa do Mundo. Foram utilizados ainda exemplos do Mundial de Clubes e Copa das Confederações do ano passado e da final da Taça Libertadores deste ano.

O encontro reuniu a cúpula da comissão de arbitragem da CBF, instrutores, representantes das 20 equipes da Série A e árbitros e ex-árbitros. Não foi o primeiro encontro de Larrionda com juízes brasileiros. Entre 25 de agosto e 2 de setembro houve um curso ministrado pelo instrutor em Teresópolis, no centro de treinamento da entidade nacional.
Jorge Larrionda cbf (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
Jorge Larrionda explica conceito de bola na mão e mão na bola em reunião na CBF (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

Desta vez, porém, o ex-árbitro uruguaio tinha cada gesto acompanhado pela imprensa. Procurou interagir muito com a plateia, questionou os árbitros, jogadores. Explicou como proceder. Afinal, há formas diferentes de interpretar conceitos subjetivos.

A regra considera infração quando o atleta "tocar na bola com as mãos intencionalmente (exceto goleiro dentro da sua própria área penal)" Existem algumas diretrizes. E nelas o árbitro precisa considerar o movimento da mão em direção à bola; a distância entre o adversário e a bola; se a posição da mão pressupõe necessariamente uma infração. Ou seja, as interpretações podem diferir.

O uruguaio falou muito em azar, ou “mala suerte” em espanhol. Por vezes questionou: de quem é o azar? Referia-se a azar de quem tentou cruzar e foi interceptado ou de quem bloqueou uma ação ofensiva do adversário. Disse que ampliar o espaço do corpo abrindo os braços, desgrudando-os do corpo, pode ser considerada ação deliberada. Falou muito em ação antinatural.

- A regra não mudou, é claro, mas não mudou o fato de que os árbitros seguem tendo problemas. Por isso tentamos dar a eles parâmetros objetivos para resolver estas situações.

Confira abaixo alguns lances citados e suas explicações.

Flamengo x Corinthians (21ª rodada do Campeonanto Brasileiro)

Larrionda: - O jogador fecha o braço e não aumenta o volume do corpo, não assume o erro. Então, não devemos marcar.


México x Camarões (primeira rodada da Copa do Mundo)

Larrionda: - Uma ação normal de jogo que não assume nenhum risco ou erro. A bola chega com força repentinamente, e o jogador não assume nenhum risco. Encontro da bola com seu braço.


Inglaterra x Uruguai (segunda rodada da Copa do Mundo)

Larrionda: - Mão que busca a bola especificamente para cortar a sua direção. Não há discussão.


Equador x Honduras (segunda rodada da Copa do Mundo)

Larrionda: - Ação deliberada. O jogador usa todo o corpo, inclusive o braço, para fazer uma ação defensiva. Ação defensiva de bloquear o que propõe o rival. É ação deliberada.


Alemanha x Argélia (oitavas de final da Copa do Mundo)

Larrionda: - O jogador evita o arremate e utiliza todo seu corpo. Isto é que estamos treinando com os árbitros, a ação defensiva. Ele não está mirando a bola, mas sabe que a bola pode passar por ali, e ele vai bloquear. Faz uso irresponsável quando aumenta o volume do corpo, se arriscando a algo que não permite na regra.


Costa do Marfim x Japão (primeira rodada da Copa do Mundo)

Larrionda: - O posicionamento do braço é natural ou antinatural? Natural. Não deve ser marcado. Segue o jogo.


Itália x Inglaterra (primeira rodada da Copa do Mundo)

Larrionda: - Situação difícil. Devemos compreender, em todos os lances, se tem conduta do jogador e se ele tem tempo. Aqui tem pouco tempo. O braço está grudado no corpo, e o outro está aberto. Poderia ser diferente, não? Não é o mesmo que aumentar o volume do corpo. Pegará no braço, mas não é o que ele quer. Ele mostra ao árbitro que não quer colocar o braço e assumir o risco. Não é falta.


Croácia x México (terceira rodada da Copa do Mundo)

Larrionda: - Ação clara de bloqueio. É uma ação defensiva deliberada ou não? Sim. O jogador imagina a trajetória da bola e sua ação é deliberada ao cortar o lance. Não pode ganhar vantagem com seus braços. O que temos que focar é a ação defensiva, o ganho com os braços.


Costa do Marfim x Grécia (terceira rodada da Copa do Mundo)

Larrionda: - Não é pênalti. O jogador não aumentou o volume do corpo. Ele fechou o braços e mostrou que não queria usar os braços. Movimento natural. Não é falta.


Brasil x Chile (oitavas de final da Copa do Mundo)

Larrionda: - A distância (da bola para a mão) é curta, mas tem o movimento do braço, que aumenta o volume do corpo. Falta clara.


Suíça x Equador (primeira rodada da Copa do Mundo)

Larrionda: - Bloqueio legal (refere-se ao primeiro toque). O jogador tentar evitar (o toque de mão). Não é de forma irresponsável. Não assume o risco. É natural.


Suíça x Equador (primeira rodada da Copa do Mundo)

Larrionda: - É mão antinatural, uma postura antinatural que ajuda a controlar a situação. São situações claras onde há vantagem. Quem pode dizer que é casual? Uma postura de braço antinatural.

Holanda x Austrália (segunda rodada da Copa do Mundo)

Larrionda: - O braço está aberto e ajuda a controlar a bola. Esse tipo de situação, braços abertos de forma irresponsável, ganhando espaço e volume, ajuda com a controlar a bola e a ganhar vantagem. Deve ser marcada a falta.

Brasil x Colômbia (quartas de final da Copa do Mundo)

Larrionda: - Posição natural ou não? Sim. Ele fechou os braços. Não é falta.

Austrália x Chile (primeira rodada da Copa do Mundo)

Larrionda: - O braço amplia o volume do corpo. O jogador tem tempo de tirar o braço e não tira. Deveria ser marcado.

884 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Tite cria estratégia para se proteger no Flamengo diante de pressão
- Flamengo busca evolução após derrota sob comando de Gerson
- Flamengo espera retorno de Pulgar e Arrascaeta para a Libertadores




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu