Jogadores de clubes da Ucrânia poderão atuar por empréstimo no Brasil? Entenda

1/3/2022 17:51

Jogadores de clubes da Ucrânia poderão atuar por empréstimo no Brasil? Entenda

Agentes iniciam movimento e tentam apoio de FIFA e UEFA para que atletas de clubes ucranianos sejam negociados por empréstimo no mercado da bola

Jogadores de clubes da Ucrânia poderão atuar por empréstimo no Brasil? Entenda
Os jogadores de futebol que deixam a Ucrânia em busca de abrigo ainda não definiram o futuro profissional. Atualmente cerca de 30 brasileiros disputam a primeira divisão do futebol ucraniano. O grupo tenta se refugiar em outros países e deixa a cargo de seus representantes a decisão sobre o próximo passo na carreira em meio ao conflito bélico que assombra o leste europeu, especialmente Rússia e Ucrânia.



LEIA TAMBÉM: Após polêmica, Flamengo define punição para o lateral Isla; confira


A GOAL apurou que há um movimento orquestrado por agentes e advogados de atletas brasileiros e sul-americanos com o intuito de buscar acordos para que eles atuem por empréstimo em outros países. A condição de excepcionalidade vivida na Ucrânia é o principal argumento adotado nas conversas.

O grupo tenta apoio de FIFA, UEFA e federações nacionais para que eles sejam registrados em outros clubes. O desejo inicial é que todos os acordos sejam em formato de empréstimo. Entretanto, em caso de inadimplência dos ucranianos em pagamentos de salários em até três meses, há a possibilidade de rescisão unilateral por parte dos atletas.

A reportagem tentou uma posição oficial de UEFA e FIFA no início da manhã desta terça-feira (1). Contudo, ainda não recebeu um posicionamento formal das entidades. Figuras ligadas aos atletas confirmam que tentam conversas com as entidades com o intuito de permitir que os jogadores atuem por outros países.

Os representantes de jogadores, todavia, são unânimes em apontar os dois principais obstáculos para a saída. O primeiro é referente ao fato de a guerra ter se iniciado há menos de uma semana. O conflito bélico ainda é incipiente e pode ser encerrado a qualquer momento, o que poderia abreviar os problemas envolvendo o esporte no país. O segundo é o fato de as principais janelas de transferências do futebol estarem fechadas. Os clubes das principais ligas não podem inscrever novos atletas no momento — o mercado da bola volta a se aquecer em julho deste ano no continente.

Dentre as principais janelas de transferências, somente quatro estão abertas para receber os jogadores sem problemas: Japão, Brasil, China e Estados Unidos.

Um exemplo é David Neres, que pertence ao Shakhtar Donetsk. Ele interessa ao São Paulo. Os paulistas, porém, não apresentaram uma proposta ou iniciaram conversas para que ele chegue ao Morumbi. Há a preocupação com os traumas relatados pelo atleta. O clube só avançará em tratativas se o jogador der o OK para conversar sobre o seu futuro.

RÚSSIA NÃO VIVE MESMO PROBLEMA

Enquanto os brasileiros sofrem para deixar a Ucrânia em busca de abrigo, a situação é bem diferente no futebol russo. Representantes de atletas no país foram procurados pela GOAL para falar sobre o futuro profissional dos jogadores que lá estão.

Hoje, não há um movimento voltado para a debandada em massa de atletas do país, responsável por iniciar a guerra no leste europeu.

A reportagem escutou de ao menos duas fontes que há segurança no país presidido por Vladimir Putin. Há alguns jogadores que cogitam a saída do local, mas não se trata de um movimento uniforme. Aqueles que pensam em deixar o futebol russo agem por causa das sanções recebidas pelo país de entidades como FIFA e UEFA.

Veja o que aconteceu com brasileiros no futebol ucraniano:

• SHAKHTAR DONETSK
Marlon Santos, Vitão, Dodô, Vinicius Tobias, Ismailly, Marcos Antônio, Maycon, David Neres, Tetê, Pedrinho, Fernando e Júnior Moraes (naturalizado ucraniano) já deixaram a Ucrânia. Alguns estão na Moldávia, e outros na Romênia. Júnior Moraes, que se naturalizou ucraniano, doou R$ 287 mil para o governo do país.



• DÍNAMO DE KIEV
O atacante Vitinho deixou o país junto com os atletas do Shakhtar Donetsk. O jogador está na Romênia, e deve voltar para o Brasil em breve.

• INHULETS PETROVE
William conseguiu deixar o país, junto com os atletas do Metalist, e está na Polônia.

• METALIST
Fabinho, Marlyson e Derek conseguiram deixar a Ucrânia, e estão na Polônia.

• CHORNOMORETS ODESSA
O meia Wanderson postou nas suas redes sociais que conseguiu deixar o país, e está na Romênia.

• VORSKLA POLTAVA
Lucas Rangel deixou a Ucrânia e está na Polônia.

• KOLOS KOVALIVKA
Renan Oliveira e Diego Carioca já estão na Romênia e planejam voltar para o Brasil em breve.

• RUKH LVIV
Edson e Talles estão na Hungria, após deixarem a Ucrânia.



• ZORYA LUHANSK
Juninho e Guilherme Smith conseguiram deixar a Ucrânia e estão na Polônia.

• DNIPRO
Felipe Pires, Busanello e Bill já chegaram ao Brasil.





Flamengo, Jogadores, Ucrânia, Empréstimo, Brasil, Mengão

1639 visitas - Fonte: Goal.com


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu