Pela quarta vez na carreira, o 'convocado' Luxemburgo dirige o Flamengo, seu clube do coração

27/7/2014 11:56

Pela quarta vez na carreira, o 'convocado' Luxemburgo dirige o Flamengo, seu clube do coração

Relembre as passagens e estreias do comandante no Rubro-Negro carioca

Pela quarta vez na carreira, o convocado Luxemburgo dirige o Flamengo, seu clube do coração
Vanderlei Luxemburgo volta ao comando do Flamengo e estreia neste domingo, diante do Botafogo

Vanderlei Luxemburgo é, reconhecidamente, um dos maiores treinadores de futebol do Brasil, sendo o único pentacampeão da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Com passagens por equipes de destaque do futebol brasileiro e mundial, treinou grandes clubes como Real Madrid, Santos, Cruzeiro, Grêmio e Flamengo, além de ter comandado a Seleção Brasileira.

Recém-contratado pelo Clube de Regatas do Flamengo, o técnico dirige pela quarta vez a equipe carioca, a qual é torcedor declarado. Desta maneira, relembramos as três primeiras passagens e estreias do treinador pelo Rubro-Negro.

1991 - A primeira vez

No início da década de 90, Vanderlei Luxemburgo aceitou o convite do Flamengo, seu décimo clube a comandar. Chegando para assumir o lugar de Jair Pereira, Luxa dirigiu a equipe pela primeira vez em um amistoso, no dia 24 de janeiro de 1991, contra a Seleção de Barra do Piraí, do Rio de Janeiro, vencendo por 5 a 0.

No entanto, a primeira partida oficial aconteceu no Morumbi, diante do Corinthians, em jogo válido pela Super Copa do Brasil de 1991, competição que reunia os campeões do Brasileiro -Corinthians- e da Copa do Brasil -Flamengo-. A equipe de Luxemburgo foi derrotada pelo placar de 1 a 0, ficando com o vice-campeonato.

Na equipe de 91, foi o treinador quem iniciou a base do time que seria campeão Carioca do mesmo ano e Brasileiro em 1992, sob o comando de Carlinhos, que assumiria seu lugar. Nesta primeira passagem pela Gávea, Luxemburgo lançou diversos jogadores das categorias de base, como Júnior Baiano, Nélio, Marcelinho Carioca, Djalminha, Paulo Nunes, Zinho, Marquinhos, entre outros. Após oito meses, 52 jogos, 24 vitórias, 14 empates e 14 derrotas e um aproveitamento de 55,1%, o treinador deixou o clube depois de um empate com o Itaperuna, na Taça Guanabara daquele mesmo ano.

1995 - Luxa volta e comanda centenário Rubro-Negro

Em seu retorno ao clube da Gávea, já consagrado nacionalmente, Vanderlei voltou com o status de estrela. Porém, Romário, o craque da Copa do Mundo do ano anterior, recém-chegado ao clube e que deveria dar ainda mais brilho à constelação do Fla, acabou ofuscando o treinador e as brigas de egos fizeram o clima ficar ruim.

Em sua primeira partida no comando, dirigiu a equipe contra o São Vicente, em um amistoso, onde o Flamengo venceu por 9 a 1. Como era o ano do centenário do clube, o Rubro-Negro formou um elenco milionário, que acabou resultando em elevadas expectativas pela busca de um título de expressão naquela temporada.

Porém, com o trio Sávio, Romário e Edmundo, a equipe comandada por Luxemburgo só conseguiu conquistar uma Taça Guanabara, decepcionando o próprio treinador e toda a torcida, que pediu pela saída do comandante. Após pouco mais de sete meses, 46 jogos, 27 vitórias, 10 empates e 9 derrotas e um aproveitamento de 65,9% o técnico deixou a equipe.

2010 - Terceira passagem: salvando a pátria pela primeira vez

Em 2010, Vanderlei Luxemburgo foi contratado pela então presidente Patrícia Amorim. Desafio: afastar o risco do rebaixamento no Brasileirão e planejar a temporada do ano seguinte. Em seu primeiro jogo no comando, venceu o Atlético-PR por 2 a 0, em Volta Redonda, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

No fim da competição, pôde celebrar a permanência da equipe e a contratação do craque Ronaldinho Gaúcho para a temporada de 2011. Feito que, no final, ia acabar ajudando em sua saída. Mas, antes disso, conquistou o Carioca de forma invicta e lutou até o fim do Nacional por um vaga na pré-Libertadores.

Quando as coisas pareciam estar tomando o rumo certo no clube, o treinador foi desligado da função de técnico do Rubro-Negro, em janeiro de 2012, depois de desentendimentos com o craque do time e com parte da diretoria. Após pouco mais de um ano à frente da equipe, Luxemburgo fez 98 jogos, 51 vitórias, 24 empates e 23 derrotas e teve um aproveitamento de 60,2%.

2014 - Convocado para salvar a pátria, mais uma vez. As linhas começarão a ser escritas hoje.

Desta vez, Vanderlei e Flamengo estão em baixa. Mesmo assim, os dois ainda têm seu peso. O treinador, mesmo vindo de uma fase sem grandes conquistas, é um dos melhores do Brasil e tem total capacidade de mostrar que pode levantar a equipe da Gávea. Enquanto o time, que tem jogadores desconfiados e um plantel sem grandes nomes, precisa da experiência e a liderança do treinador para salvá-los da lanterna do Brasileirão e buscar uma posição mais tranquila na tabela.

Na primeira entrevista que concedeu, Luxemburgo chamou a volta ao clube do coração de 'convocação' e disse que vem coisa boa. Pediu para a torcida apoiar o time no treino do último sábado, antes do clássico deste domingo, e os rubro-negros se fizeram presente.

Enquanto não entrou em campo para para a sua estreia, os primeiros dias do treinador à frente do clube estão sendo ótimos, totalmente diferente do clima vivido após a goleada sofrida para o Internacional, na última rodada do Brasileiro, que resultou na saída de Ney Franco e contratação de Luxa.

O Flamengo ocupa a vigésima colocação no Campeonato Brasileiro e está na lanterna da competição com somente sete pontos somados em 11 rodadas.

Neste domingo, às 18h30, contra o Botafogo, no Maracanã, Luxemburgo e Flamengo começam a escrever as linhas desta quarta passagem do rubro-negro confesso no comando do clube do coração.

939 visitas - Fonte: Esporte Interativo


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu