LANCE! Com a palavra: Luxemburgo utiliza um esquema suicida no Fla

19/4/2015 22:06

LANCE! Com a palavra: Luxemburgo utiliza um esquema suicida no Fla

Derrota no Estadual pode servir de reflexão para o técnico, que tem utilizado um esquema bastante defensivo à frente do Flamengo

LANCE! Com a palavra: Luxemburgo utiliza um esquema suicida no Fla
Luxa reclama da arbitragem no duelo contra o Vasco (Foto: Cleber Mendes)

Faz pelo menos cinco anos, como ocorreu no Flamengo de 2011, que Vanderlei Luxemburgo utiliza um esquema suicida. O time joga recuado, não importa a escalação, tentando aproveitar os contra-ataques. Quando consegue pôr vantagem, mínima que seja, o Rubro-Negro se fecha ainda mais, inclusive, por incrível que possa parecer, contra os pequenos. Às vezes dá certo. Em outras tantas, nem tanto, porque os adversários, na realidade, já conhecem o modelito, e aprenderam a enfrentá-lo, e mais, derrotá-lo. Para fazê-lo funcionar com perfeição, é necessário, digamos assim, combinar com os adversários.

Como se não bastasse, o grande problema se torna ainda maior quando a situação se inverte, ou seja, o Flamengo prova do que seria o próprio veneno, jogando contra uma equipe que já entra na retranca, disposta a tentar surpreender o time da Gávea explorando com velocidade as deficiências de sua retaguarda, que fica exposta com facilidade.

Ocorreram dois exemplos flagrantes no Estadual de 2015. Por um lado, diante do Vasco, nas semifinais. Do outro, contra o Nova Iguaçu, na fase de classificação. O futebol brasileiro atravessa um momento difícil. O Flamengo, na prática, não é muito melhor nem muito pior que os demais gigantes do país. O problema, como dito, é a maneira sempre igual de se apresentar. Além disso, tem mais duas carências evidentes: há invariavelmente a possibilidade de ser massacrado quando enfrenta um adversário superior - ligeiramente que seja - como ocorreu na goleada de 4 a 1 que sofreu do Atlético-MG em 2014. Fica de tal forma acuado que não consegue esboçar reação.

Na semifinal do Estadual de 2015, contra os cruz-maltinos, aconteceu algo próximo, numa dimensão menor, pois o Vasco atual está num plano inferior ao Galo da Copa do Brasil do ano passado. A outra deficiência, comum a quase todos os outros times do Brasil, é a ausência cada vez mais dramática de craques com C maiúsculo, daqueles jogadores que são capazes de decidir uma partida em um ou dois lances.

A derrota no Estadual pode servir de reflexão para Luxemburgo, para fazê-lo mudar alguns de seus conceitos hoje tão arraigados, mesmo porque ele conhece muito de futebol, e notará que tem cometido um equívoco que pode ser corrigido.

Um Flamengo menos covarde e previsível, ou mais ofensivo e criativo, poderia ter chegado à decisão do campeonato. Se não o fez é porque seu treinador preferiu a primeira opção. Mas há a Copa do Brasil e o Brasileiro e ainda resta algum tempo e capacidade para as transformações. É o que a torcida espera.

986 visitas - Fonte: Lancenet


VEJA TAMBÉM
- Bom desempenho de Léo Pereira faz dele destaque no clássico Flamengo x Botafogo
- Notificação da Procon ao Amazonas sobre Preços dos Ingressos para Jogo Flamengo.
- Zico critica escolha de Tite e questiona tática do Flamengo na Libertadores




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu