A TV Globo não quer mais que os clubes produzam materiais próprios durante jogos do Campeonato Brasileiro e publiquem em suas redes sociais. Vídeos feitos pelos integrantes dos times no campo de jogo e publicado instantaneamente em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram, estão proibidos a partir de 2019. A partir de agora, somente conteúdos audiovisuais da emissora poderão ser publicados nas plataformas. A discussão, iniciada há alguns meses, visava que tal medida fosse adotada a partir deste mês de novembro. Dirigentes, no entanto, conseguiram convencer os executivos da Globo para que a mudança só fosse executada na próxima temporada.
Em nota, a Globo lembrou de seus direitos exclusivos garantidos por contratos e explicou que disponibilizará um link de imagens em alta qualidade para que os clubes utilizem em suas redes sociais. “A medida preserva a qualidade das imagens do futebol que circularão nos ambientes sociais e, ao mesmo tempo, permite a clubes e torcedores acesso à maior e mais completa cobertura esportiva do país, com os principais lances dos jogos”, disse a TV. A decisão gerou incômodo em boa parte dos clubes. Muitos entendem que perderão os ares de “bastidores” em função das imagens genéricas fornecidas pelo canal. (Por Jeremias Wernek e Pedro Ivo Almeida)
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