4/9/2019 08:00

Flamengo desafia própria história e tenta títulos sem protagonismo da base

Flamengo desafia própria história e tenta títulos sem protagonismo da base

Jogadores do Flamengo comemoram na vitória sobre o Palmeiras: elenco cheio de astros e jogadores consagrados (Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo)

Clube que se orgulha de formar seus craques em casa, o Flamengo desafia sua própria história ao tentar levantar títulos importantes nacionais e internacionais sem jogadores da base do clube como protagonistas das conquistas.



Historicamente, o Fla teve sucesso quando as pratas da casa foram importantes dentro de campo. Com tantos astros e jogadores de renome, a presença dos "Garotos do Ninho" em 2019 é mais tímida. Com a venda de Léo Duarte ao Milan-ITA, o time titular é composto por atletas contratados a outros clubes.



LEIA TAMBÉM: Pai de Gabigol critica comentário de Carlos Alberto: "Providências serão tomadas"


Do elenco atual, o zagueiro Thuler, o atacante Lincoln e o goleiro Cesar são os representantes da base que mais jogaram em 2019. Além do trio, o "DNA Rubro-Negro" do grupo conta com os goleiros Gabriel Batista e Hugo Souza, o zagueiro Dantas, os volantes Hugo Moura e Vinícius, o meia Reinier, e os atacantes Lucas Silva e Vitor Gabriel. Nos anos 80, a era de ouro foi capitaneada por Zico e uma equipe feita quase que toda na Gávea. Na conquista do último Brasileiro, em 2009, Adriano foi artilheiro e ídolo.

Ex-diretor do futebol profissional, Carlos Noval assumiu, em junho deste ano, a gerência de transição da base. A ideia é que ele ajude no processo da passagem dos jovens das divisões inferiores para o time de Jorge Jesus.

Após alguns anos de um trabalho desestruturado, o Flamengo voltou a investir na formação. Além de voltar a ter times fortes, a base forneceu talentos e gerou uma quantia financeira considerável aos rubro-negros. Se somadas as negociações de Vinicius Júnior, Lucas Paquetá, Léo Duarte, Jean Lucas, Jorge e Vizeu, o clube embolsou cerca de R$ 300 milhões.

A aposta da vez é Reinier. Com multa de cerca de R$ 320 milhões, o jovem de 17 anos já está às ordens do técnico português. Ante a necessidade de fazer caixa, ele deve puxar a fila de negociações rubro-negras num futuro próximo. A fábrica de talentos segue funcionando no Ninho do Urubu, mas a concorrência com os medalhões é cada vez maior.



A base dos times campeões do Flamengo*

Brasileiro de 80: Raul; Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpegiani e Zico; Tita, Nunes e Júlio César

Libertadores de 81: Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico

Mundial de 81: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico

Brasileiro de 82: Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico

Brasileiro de 83: Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho e Júnior; Vítor, Adílio, Élder, Baltazar; Zico, Júlio César

Brasileiro de 87: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho

Copa do Brasil de 90: Zé Carlos, Ailton, Vítor Hugo, Rogério Lourenço e Piá; Uidemar, Júnior, Zinho e Bobô; Renato Gaúcho e Gaúcho

Brasileiro de 92: Gilmar, Charles, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Uidemar, Júnior, Nélio e Zinho; Júlio César e Gaúcho

Mercosul de 99: Clemer, Maurinho, Célio Silva, Juan e Athirson; Leandro Ávila, Marcelo Rosa, Leonardo Inácio e Caio; Leandro Machado e Reinaldo

Copa do Brasil de 2006: Diego; Renato Silva, Fernando e Rodrigo Arroz; Leonardo Moura, Jônatas, Toró, Renato, Renato Augusto e Juan; Luizão

Brasileiro de 2009: Bruno, Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Maldonado, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Adriano.

Copa do Brasil 2013: Felipe, Leonardo Moura, Samir, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane

Flamengo, Desafia, Própria, História, Títulos, Protagonismo, Base, Mengão

906 visitas - Fonte: UOL


VEJA: Dedé no Flamengo? Checamos!


CONFIRA: Após sondagens, Flamengo recua e avalia permanência de Arão no clube
















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Domingo - 16:00 - Maracanã - PFC
Flamengo
São Paulo

Último jogo - Libertadores

Quarta - 21:30 - Mané Garrincha
Flamengo
4 1
Defensa y Justicia