25/1/2020 08:25

Disputa entre Flamengo e Globo pode afetar o futuro do Estadual

Disputa entre Flamengo e Globo pode afetar o futuro do Estadual

O início da temporada é marcado pela falta de acordo entre Flamengo e Globo para a venda dos direitos de transmissão do Carioca. O motivo para o impasse é o abismo financeiro entre as propostas dos dois lados, a emissora oferecendo cota de R$ 18 milhões e o time rubro-negro pedindo dezenas de milhões de reais a mais. Para além dessa diferença, o imbróglio ameaça ter um efeito colateral: colocar em questionamento a própria existência dos Estaduais nos moldes atuais dentro do calendário.



Por que? Ora, o argumento do Flamengo para pedir um aumento no pagamento pelo Estadual é de que quer ganhar proporcionalmente o valor que arrecada pela venda do Brasileiro, considerando que um ocupa o dobro do período na temporada. Dirigentes rubro-negros alegam, por exemplo, que a Globo paga oito meses de Pay-per-view para os clubes referentes aos meses da Série A, e não o faz nos quatro meses do Carioca porque inclui os direitos do ppv em sua cota fixa. Isso ocorre em todos os Estados.



LEIA TAMBÉM: Saiba quanto Jorge Jesus quer para renovar contrato com o Flamengo


Há uma defesa da Globo de que a arrecadação do ppv cai durante os Estaduais. Mas a real é que esta ganha dos assinantes do pacote durante as competições. A questão é: os regionais valem como o Brasileiro? Se não valem igual, valem quanto? Pelo menos por enquanto, a Globo está dizendo ao mercado que não paga mais de R$ 18 milhões no Rio.

Bom, se o principal player diz que não paga mais pelo Carioca e mantiver essa posição, o Flamengo e os outros clubes em geral chegarão à conclusão óbvia de que precisarão reduzir essa competição e aumentar o Brasileiro se quiserem incrementar receitas de televisão. E isso provavelmente vai se estender a outros mercados. Ressalte-se que essa não é a posição atual do clube que defende a validade do Carioca.

Mais do que isso, sem o time campeão na principal tela, o Carioca perde bastante em divulgação e se torna uma competição até meio clandestina. Fluminense, Vasco e Botafogo, por maior tradição e grandeza que tenham, não possuem times atrativos para o público fora de suas torcidas pelas crises financeiras que atravessam. Se confirmar seu favoritismo no campeonato, com o impasse com a Globo mantido, o Flamengo jogará finais e jogos decisivos em inéditos apagões de televisão.

É claro que isso afeta a competição. Basta ver o início deprimente do torneio, cheios de reservas nos times e baixíssimo nível técnico - os times foram obrigados a botar suplentes pelo início muito cedo da competição. A longo prazo, o efeito será tornar mais irrelevante o Carioca, por mais que o Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco queiram promove-lo. E, se o Carioca perde a força, e o Paranaense também, daqui a pouco só restará o Paulista com algum interesse do público.

Neste cenário, será decisiva a renovação do contrato do Paulista após 2021 e a postura da Globo. Se a emissora for austera e não fizer loucura na proposta, e se não houver concorrência forte, será mais uma competição desvalorizada. Mas, se diversos veículos entrarem na concorrência e o valor subir, aí o Estadual se solidifica.



Certo é que o impasse entre Flamengo e Globo é a ponta de um iceberg prestes a bater no calendário do futebol brasileiro. Pode ser que o navio desvie na última hora e a CBF consiga manter o status quo do inchado calendário nacional. Mas, se o navio bater, as consequências do que vêm por aí em termos de alterações no país são imprevisíveis.

Flamengo, Disputa, Globo, Afetar, Futuro, Estadual, Mengão

6597 visitas - Fonte: Blog do Rodrigo Mattos



PALMEIRAS CAMPEÃO MUNDIAL? SÃO PAULO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL? PALPITES PARA O ANO DE 2020






LEIA TAMBÉM: Editora lançará álbum de figurinhas com ano vitorioso do Flamengo

LEIA TAMBÉM: Clube do Flamengo terá longa-metragem com bastidores do título da Libertadores


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Esse campionato do rio ta uma bosta.esse ano que ta ruim mesmo.os time piqueno so tem peladeiro.aque em João Pessoa onde eu moro tem time de bairo melhor do que esses do rio.assistis o jogo bangu e vasco parecia time várzea.

O campeonato estadual, em especial o carioca, a tempos não é tão atrativo, o que ainda salva são os clássicos isso por conta da rivalidade não pelo nível técnico, a globo ganha dinheiro nas costas do Flamengo, a Ferj ganha dinheiro o Flamengo é o que menos lucra e hoje o Flamengo fez um grande investimento para ter um grande lucro,então lógico que o Flamengo merece ganhar mais que os outros times. Campeonato Carioca não é parâmetro!

Leonardo Melo     

Flamengo esta certo, a globo é malandra, mantém o sub-20 mesmo e manda a globolixo se catar, qua di acabar o monopolio do canpeonato assinadk com a ferj, ven o sbt ou a record e toma da globo

O FLAMENGO ta é no prejuízo com essa pendenga.

Estadual faludi, o FLAMENGO é quem ta bancando o Maracanã para os demais jogarem

Por mim pode acabar com o estadial. O FLAMENGO fazendo amistosos pelo Brasil lucraria muito mais na pre temporada.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Recopa

Quarta - 22:30 - Quito - Fox
Independiente del Valle
Flamengo

Último jogo - Supercopa do Brasil

Domingo - 11:00 - Mané Garrincha
Flamengo
3 0
Athletico - PR