16/9/2020 18:30

Quem é João Gomes? Conheça a cria do Mengão e novidade do Flamengo para a Libertadores

Jogador de 19 anos foi relacionado para viagem ao Equador e pode fazer sua estreia com o time principal. Cria de Ramos, teve em Mirinho o grande incentivador da carreira

Quem é João Gomes? Conheça a cria do Mengão e novidade do Flamengo para a Libertadores

O futebol e a família estão presentes na vida de João Gomes de tal maneira que em seu braço há uma tatuagem simbólica: um menino levado pela mão por um senhor de idade rumo ao Maracanã, com a placa do ônibus que por muito tempo foi o transporte para realizar o sonho de ser jogador profissional.



LEIA TAMBÉM: "Tem que ter bom senso pra não fazer papelão", diz Stycer sobre Globo sem Libertadores


O volante de 19 anos, novidade do Flamengo na lista de relacionados para os jogos no Equador pela Libertadores, é uma das promessas da base rubro-negra e carrega uma força a mais: a paixão pelo avô, Mirinho, falecido no ano passado e grande incentivador de sua carreira. Quem conta é a mãe de Gomes, Monique:

- Meu pai sempre foi o maior incentivador. Ele sempre acreditou. Ele foi treinador de um time amador há muitos anos, e costumava falar para mim: "Monique, o João vai ser jogador. Se ele não jogasse bola, eu não ia perder o meu tempo, não ia gastar dinheiro de passagem para lá e para cá. Eu sei que ele vai ser jogador" - disse Monique.

Gomes cresceu em Ramos, subúrbio do Rio de Janeiro, onde morava com a mãe e o avô. Teve uma breve passagem pelo Vasco antes de ir com um amigo fazer um teste no Flamengo, aos oito anos de idade. Foi aprovado no mesmo dia e está no clube desde então.

As dificuldades foram aquelas conhecidas de quem se dispõe a seguir a carreira de jogador: horas no transporte público, muita correria e muito esforço. Por isso, a referência ao ônibus da linha 460: que faz o trajeto de São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro, até o Leblon, na zona sul, passando pela Gávea, onde Gomes treinava no início.

- A gente pegava dois ônibus. Tinha que comer no ônibus, às vezes tinha que descer e terminar de comer na Leopoldina. Sempre acreditamos. Meu pai realmente acreditou que o João poderia chegar ao profissional do Flamengo. E todos nós somos flamenguistas - completou Monique.

Ver essa foto no Instagram

Voce sim, você merece todo meu suor, todo meu comprometimento e dedicação, quando ninguém tava, quando ninguém acredita, você era minha rocha, sei que o momento em que o senhor se encontra não é dos melhores mas vamos passar por isso juntos, como sempre foi. Obrigado cara, por tudo. Passa um filme na minha cabeça, quando saíamos de casa pra jogar no Vasco, você me incentivando e eu sempre dando migue, falava que tava com dor de cabeça, passando mal, enfim kkkkkkkk. Aí surgiu um teste no Flamengo, oito aninhos no futsal, cheio de medo do futuro, e você lá meu velho. Depois com 11 anos comecei a jogar campo no Flamengo mesmo. Velho, saíamos correndo da escola com a marmita na bolsa pra não perder a hora, almoçávamos na Leopoldina com cheiro de mijo, pegamos o ônibus 460 pra chegar na Gávea, que tempo em, éramos felizes. Hoje com 18 ainda no Flamengo, sou um homem, íntegro, com caráter, verdadeiro, tudo isso por causa de você, voce me tornou o homem que sou hoje. Não pense por nenhum momento que esqueci de tudo que você fez, isso é impossível. Tudo que sou hoje é graças você. Se eu ganhar você ganha, se eu perder, perdemos !! Eu amo você meu velho ???? ???? Quero agradecer meu irmão @studioronin que fez esse senhor se concretizar, você é fenômeno irmao, muito obrigado ??

Uma publicação compartilhada por Joao Gomes (JG) (@joaogomes.01) em



Desde 2014, Gomes mora em Vargem Grande, perto do Ninho do Urubu. Conforme progrediu na carreira, começou a conquistar espaço. Sempre foi tratado como promessa, mas não desanimou em momentos mais difíceis. Quando o volante passou por um período sem muito utilizado, Monique, de cabeça quente, sugeriu que ele deixasse o Flamengo. A resposta foi veemente:

- Eu só vou embora do Flamengo no dia em que o Flamengo não me quiser mais - disse Gomes.
Titular no sub-20 e convocação para a seleção brasileira

A persistência deu resultado. Em 2019, Gomes foi titular da equipe sub-20 que conquistou cinco competições na temporada, incluindo o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil. Chegou a ser convocado para a seleção sub-20, mas acabou não se apresentando, pois o Flamengo estava na reta final de temporada.

Em campo, Gomes tem jogado tanto de primeiro como segundo volante. Quem acompanha a base rubro-negra o vê como um atleta de bom passe, com movimentação e visão de jogo, e boa força física e poder de marcação. Na atual temporada do sub-20, foi titular em três jogos e deu uma assistência até então.

Esta não será a primeira experiência de João Gomes nos profissionais. Na retomada dos treinos após a pandemia, ele fez parte de um grupo de meninos do sub-20 que subiu para treinar com a equipe de cima, ainda sob o comando de Jorge Jesus.

Gomes foi um dos nove jovens da base inscritos pelo Flamengo na Libertadores, depois que a Conmebol aumentou para 50 o limite de jogadores que poderão ser usados na competição. De todos, o volante foi o único a ser incluído na viagem para o Equador.



O Flamengo enfrenta o Independiente del Valle nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), pela terceira rodada do Grupo A. No dia 22 de setembro, encara o Barcelona em Guayaquil.


Flamengo, João Gomes, Novidade, Libertadores, Cria, Mengão

2085 visitas - Fonte: Globoesporte.com


CONFIRA: Após nova reunião, CBF decide vetar presença de público nos estádios

VEJA: Jogadores do Palmeiras contestam Sindicato e defendem jogo domingo contra o Fla; veja a nota



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




George Assis     

BOA SORTE GAROTO. MOSTRE SEU VALOR.

Desejo Boa Sorte para esse garoto, sempre que posso acompanhando o jogos da base e ele é muito bom jogador, tem uma marcação forte e uma boa saída de bola ??????

Bom mesmo é o volante Ronaldo emprestado ao Bahia. Corinthians tá de olho nele.Garoto novo com estilo de Dunga 94.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Domingo - 16:00 - Allianz Parque - Globo,Premiere
Palmeiras
Flamengo

Último jogo - Libertadores

Terça - 19:00 - Estádio Municipal
Barcelona - EQU
1 2
Flamengo