Altitude acima de 2.500 metros e desempenho do Flamengo: análise dos jogos.

25/3/2024 12:24

Altitude acima de 2.500 metros e desempenho do Flamengo: análise dos jogos.

altitude: adversário temido no futebol brasileiro.

Altitude acima de 2.500 metros e desempenho do Flamengo: análise dos jogos.

Altitude. Esta palavra de oito letras foi o assunto da semana no Flamengo e talvez tenha sido a que os flamenguistas mais ouviram desde o sorteio da fase de grupos da Libertadores. Bogotá (2.640m) e La Paz (3.640m), dois dos locais sempre temidos pelos brasileiros, entraram mais uma vez no roteiro rubro-negro em abril, quando enfrentará o colombiano Millonarios (dia 2) e o boliviano Bolívar (dia 24). Mas qual é o tamanho do fantasma da altitude? Para responder esta pergunta, o ge levantou o retrospecto do Flamengo atuando a partir de 2.500 metros acima do nível do mar. E os números, de fato, justificam a preocupação rubro-negra. Em 14 jogos oficiais no "alto do morro" na América do Sul, o time perdeu metade. Ganhou quatro e empatou três, o que dá um aproveitamento de apenas 35,7%.

Renato Augusto recebe auxílio de cilindro de oxigênio durante partida em 2007
Renato Augusto recebe auxílio de cilindro de oxigênio durante partida em 2007 — Foto: Agência O Globo

A primeira vez na altitude não deu para assustar. No dia 13 de outubro de 1981, nos 2.560 metros de Cochabamba, na Bolívia, o Flamengo venceu o Jorge Wilstermann por 2 a 1 no estádio Félix Capriles, pela segunda fase da Libertadores. Aquele timaço de Zico e companhia não repetiu as atuações de gala tão comuns daquela época no nível do mar. "Sem exibir um futebol de alta qualidade", citou a crônica do jornal O Globo do dia seguinte, "mas o suficiente para impôr sua maior categoria durante toda a partida". O Rubro-Negro usou a estratégia de ficar com a bola e ganhou com gols de bola parada: Baroninho abriu o placar cobrando falta, e Adílio fez o segundo de cabeça após escanteio.

Jorge Wilstermann x Flamengo em 1981
Jorge Wilstermann x Flamengo em 1981 — Foto: Reprodução / O Globo

Já a segunda vez na altitude não foi nada boa. No dia 8 de abril de 1983, o Flamengo subiu até os 3.640 metros de La Paz, na Bolívia, pela fase de grupos da Libertadores, e perdeu por 3 a 1. O jogo ficou marcado por mudanças na escalação do técnico Carlinhos, que barrou Marinho e Robertinho e escalou o apoiador Vitor "totalmente sem condições", citou o jornal O Globo do dia seguinte, "pois esse jogador foi quem mais sentiu os efeitos da altitude e passou mal durante todo o dia em La Paz". Os bolivianos fizeram dois gols de escanteio e outro em chute de fora da área. "Todos os jogadores sentiam nitidamente os efeitos da altitude", completou o jornal.

Bolívar x Flamengo em 1983
Bolívar x Flamengo em 1983 — Foto: Reprodução / O Globo

300 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu