Elias revela torcida pelo título do Flamengo: "Minha segunda paixão"

18/10/2016 17:12

Elias revela torcida pelo título do Flamengo: "Minha segunda paixão"

Elias revela torcida pelo título do Flamengo: Minha segunda paixão
No último dia da janela europeia de transferências, a torcida do Corinthians levou um susto ao abrir o noticiário. Elias, um dos principais ídolos e referência da equipe, estava de partida. Era mais um grande nome que deixava o Parque São Jorge em um desmanche dos campeões do Brasileirão de 2015. O destino do jogador surpreendeu ainda mais: o Sporting, clube que havia defendido em Portugal e que deixou justamente para voltar ao Brasil. Primeiro, em 2013, para o empréstimo ao Flamengo. Já em 2014, em definitivo para o Corinthians. No início de 2016, uma proposta tentadora da China o fez balançar, mas dois objetivos garantiram a permanência em São Paulo: ajudar na reestruturação do Timão, e aguardar por mais uma chance no futebol europeu. Ele está relacionado para o jogo desta terça-feira contra o Borussia Dortmund, pelo Grupo F da Liga dos Campeões.

Aos 31 anos, Elias tinha o horizonte europeu na mente. No Velho Continente, já defendeu Atlético de Madrid e o próprio Sporting. Seu "limite" era aguardar até os 32 anos, pois sabia que dificilmente teria outra chance em um grande clube. Quando a janela estava fechando, eis que apareceu Jesus. Calma, não se trata de nenhum milagre ou passagem da bíblia. O técnico dos Leões, Jorge Jesus, era um antigo entusiasta do futebol do brasileiro, desde quando comandava o grande rival Benfica. E pediu aos diretores a sua contratação. Deu certo.

- Eu sempre tive como meta voltar para a Europa, e sabia que teria de acontecer até 32 anos, no máximo. Mas isso pegou todo mundo de surpresa, o interesse do Sporting e do treinador. Ele já queria contar comigo desde a época de Benfica. Claro que quando chega uma proposta da China, o dinheiro é absurdo, mas voltar para a Europa era meu objetivo. Além de poder disputar a Champions League e ter boa visibilidade para a Seleção - afirmou Elias ao GloboEsporte.com.

GloboEsporte.com: Quais são as diferenças para esse Sporting e o que você deixou?

Elias: A grande diferença que eu senti é a ambição por títulos. Desde diretores, até comissão técnica e jogadores. Todos com brilho nos olhos, que você vê em entrevistas e nas decisões que são tomadas. Estamos trabalhando muito para conquistar os títulos. É difícil, porque aqui (em Portugal) é um campeonato em que, se você perde um jogo, pode fazer a diferença no título. Mas estamos bem encaminhados, temos um ótimo time.

E sua relação com a diretoria, melhorou? Quando você deixou o Sporting a relação com a diretoria não era boa...

Está tudo esclarecido. Naquela época, o presidente defendia os interesses do Sporting. E eu defendia o meu interesse, que era jogar. Mas ainda conseguimos deixar as coisas resolvidas naquela época.

Na sua primeira passagem pelo Sporting, o clube passou por momentos políticos conturbados, além da crise financeira. Salários ficaram atrasados. Esse panorama mudou?

Antes do meu retorno para Portugal (do empréstimo ao Flamengo), o clube passou por um período difícil, com salários atrasados. Acabava influenciando dentro de campo. Quando esse presidente assumiu (Bruno de Carvalho), eu estava fora. Quando voltei, ele enxugou os gastos, conseguiu colocar as finanças em dia. Trabalhou muito. Fico feliz em receber essa oportunidade de novo. Então, só passei a trabalhar com ele quando voltei de empréstimo, mas meu pai já tinha negociado com ele para tentar minha transferência. Como não houve acordo, eu sabia que ficaria treinando em separado. Mas graças a Deus as coisas foram resolvidas.

O Sporting briga pelo título português e segue vivo na Champions. Já imaginou ser campeão português com o clube depois de tantos anos (não vence a liga nacional desde 2001-02)?

Qualquer clube que quer conquistar algo precisa estar funcionando bem dentro e fora de campo. Isso é fundamental, as coisas fora de campo têm que estar acertadas. Isso dá mais confiança e tranquilidade. O Sporting viveu anos conturbados com a crise econômica e política. Hoje as coisas estão funcionando dentro e fora de campo. E isso acaba resultando no futebol apresentado pela equipe. Por isso estamos brigando pelo título. Na temporada passada, o time brigou até o fim pelo título. Queremos o título nessa, queremos ser campeões. O torcedor está nos apoiando muito.

A estreia do Sporting na Champions foi em um ótimo jogo contra o Real, mas o time perdeu de virada por 2 a 1 no Bernabéu. Nesta terça-feira, o duelo é contra o Dortmund. Dá para sonhar com vaga nas oitavas?

Temos grandes chances de classificar a equipe, mas precisamos vencer. Contra o Dortmund, será um mata-mata, pois enfrentaremos eles duas vezes seguidas. Queremos fazer pelo menos quatro pontos, é uma grande equipe. Temos perfeitas condições de classificação. Espero poder jogar e ajudar o time.

É possível traçar um paralelo entre os trabalhos de Jorge Jesus e Tite?

Com certeza. Tite é o maior treinador da América do Sul. O Jesus é o melhor de Portugal e um dos melhores do mundo. Sempre procuro aprender com os treinadores que tenho. Os dois têm uma forma parecida de trabalho, de falar a verdade. O Jesus cobra mais, o Tite é um pouco diferente. Conversa bastante. Mas cobra na hora que precisa cobrar também. Considero que eles têm estilos perecidos, mas com uma forma de conversar um pouco diferente. São excelentes técnicos.

Você conviveu um bom tempo com Tite, e ele agora está na seleção brasileira. Você vinha sendo chamado por Dunga, mas será que sua hora vai chegar com Tite?

Eu sei porque anda não fui chamado. Tite me ensinou muita coisa, você precisa entender os motivos quando ganha e quando perde. Eu não tive uma sequência depois que ele assumiu a Seleção. Estava lesionado, voltei e fiquei um período longo em recuperação física. Depois fiquei treinando, entrando aos poucos. Agora terei uma sequência maior, tenho certeza de que está de olho. Ele me conhece, sabe como gosto de jogar e que também posso ajudar dentro e fora de campo.

Sua saída do Corinthians foi um susto para a torcida. Mas você também sofreu com a pressão nos últimos meses, e até com vaias para a equipe...

Quando você vira referência de uma equipe se torna mais cobrado do que os outros. Nunca me escondi da responsabilidade, sempre dei a cara para bater até para proteger os mais jovens. Eu era um dos líderes e referências, normalmente mais cobrado. No começo do ano, tive proposta da China. Era incrível, acho que nunca mais vou ver. A diretoria e a comissão técnica pediram para eu ficar. Para que participasse da reestruturação da equipe, porque chegaram vários jogadores que não sabiam o que era o Corinthians. Resolvi ficar para ajudar as pessoas que acreditaram no meu trabalho. Só que sempre deixei claro que seria fundamental considerar uma proposta da Europa, eu gostaria de voltar. E apareceu. Conversei com todos, entenderam e me respeitaram. É verdade que não é fácil ficar longe da família e dos amigos. O clube entendeu, a negociação foi rápida. Abri mão de muitas coisas para poder sair, mas não vou ficar aqui falando nisso. Prefiro não falar, porque estou feliz. Sei também que vai ser muito difícil retornar ao Corinthians como jogador, não digo impossível. Estou com 31 anos, e sabemos que a carreira do jogador é curta. Se um dia eu voltar, espero estar muito bem preparado. E se isso não for possível como jogador, pode ser fora das quatro linhas.

Tem acompanhado o Campeonato Brasileiro? Quais são seus pitacos?

Acompanho sempre, foi uma novidade muito boa (aumento de vagas na Libertadores). Com certeza vai ajudar muito, essa disputa é muito boa. Espero que o Corinthians se classifique para a Libertadores. Espero que o melhor vença. O Palmeiras vem muito forte, com um grande treinador. E minha segunda paixão, que é o Flamengo, tem um técnico jovem e promissor. Minha torcida também fica para o Flamengo, mas tudo pode acontecer.

2339 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Mais um ano no Flamengo, e ele muda de clube, a primeira paixão passa ser o MENGAO, o filho dele, Davi, já é rubro negro.

Vlw Elias.. boa sorte

Sai fora Elias aqui é a primeira opção ou nada ....Vai ficar com seu Cúrinthias e deixa o MENGÃO.

a torcida do mengao tem mania de querer jogador em fim de carreira e ainda jogador que se declara torcer por outro time dr liga o Mengão merece coisa melhor

Esse ai vale o investimento já imaginaram um meio campo com Felipe Melo , W.Arão , Elias e Diego Show de bola.

manda esse Elias pro caralho junto com o Corinthians

Quem aprova a saída super hurgente do guerreiro do flamengo curti aí nos comentários

Esse jogou bem no flamengo tá bom de voltar para o flamengo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu