CBF decide respeitar STF e considera Flamengo hexacampeão brasileiro

25/11/2019 17:30

CBF decide respeitar STF e considera Flamengo hexacampeão brasileiro

CBF decide respeitar STF e considera Flamengo hexacampeão brasileiro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu que irá considerar o Flamengo hexacampeão brasileiro com a conquista do título de 2019 sacramentada domingo (24), a quatro rodadas do fim da disputa. Apesar de o clube se dizer heptacampeão em publicações oficiais, a entidade afirmou ao UOL Esporte respeitará a manifestação de março do ano passado do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Copa União de 1987, uma batalha judicial que se arrastou por anos e considerou o Sport como campeão nacional daquele ano.



"A questão extrapola o entendimento da CBF. Após longa discussão judicial, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o Sport Club do Recife é o único Campeão Brasileiro de 1987, ao contrário do que chegou a propor a CBF, em 2011, que considerava os dois clubes campeões daquele ano. Assim, em respeito à decisão do Poder Judiciário e do ponto de vista legal, não há alternativa à CBF senão reconhecer o Clube de Regatas do Flamengo como hexacampeão brasileiro", resondeu a CBF, ao ser questionada pelo UOL Esporte sobre o tema.

Na semana passada, antes de o Palmeiras ser derrotado pelo Grêmio e confirmar o título flamenguista, o UOL Esporte mostrou que a CBF não sabia como se referir à conquista. Havia duas linhas na entidade: uma que via como natural seguir a ordem da maior instância da Justiça do país e outra que se preocupava com um desgaste institucional com o Flamengo baseada em uma resolução de 2011, assinada por Ricardo Teixeira, que considerava Sport e Flamengo como campeões em 1987.

A primeira linha de pensamento foi vitoriosa nos debates internos da CBF, que considerará o Flamengo como hexacampeão. Mas a reportagem ainda apurou que a CBF irá manter sua postura de evitar desgaste com aquela que é a maior torcida do país. A confederação não pretende usar o termo "hexa" em suas publicações. No último domingo, inclusive, a entidade citou a conquista da Copa União no que chamou de "lista de títulos do Flamengo".

O debate sobre o título de 1987 é antigo. Naquele ano, a CBF sofria com crises financeiras e institucionais e relegou aos próprios clubes a missão de organizar o campeonato nacional. O movimento culminou na criação do Clube dos 13, com Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, que disputariam um torneio entre eles chamado Copa União. A CBF interferiu, apostou em uma composição com Santa Cruz, Goiás e Coritiba e criou o Módulo Amarelo, outro pelotão de times em que os vencedores cruzariam com os dois primeiros colocados entre os times de maior torcida, o Módulo Verde.

A polêmica já começou aí: o Clube dos 13 disse que não disputaria o cruzamento e a CBF afirmou que haveria cruzamento. No meio das discussões, Eurico Miranda, que era representante do Clube dos 13 na CBF, aceitou o acordo e assinou o regulamento com cruzamento dos módulos para definir o campeão nacional de 87. Os clubes não aceitaram e mesmo assim o torneio se desenrolou.

O Flamengo venceu o Internacional por 1 a 0, foi campeão da Copa União, o chamado Módulo Verde, em 13 de dezembro de 1987, e afirmou que não haveria cruzamento. No mesmo dia, Guarani e Sport dividiram o título do Módulo Amarelo porque a final foi para os pênaltis e terminou 11 x 11. Os dois clubes vislumbravam o cruzamento com Internacional e Flamengo para decidir o campeão nacional da temporada. A CBF marcou as datas, mas os clubes do Módulo Verde não compareceram e os do Módulo Amarelo se classificaram e depois se enfrentaram em uma final. O Sport venceu e a CBF o proclamou campeão brasileiro de 1987.

No ano seguinte, o Clube dos 13 desistiu de organizar o Brasileiro e a CBF retomou a frente. No âmbito jurídico, a batalha entre os clubes só teve fim no ano passado, quando o STF deu ganho de causa aos pernambucanos e arquivou o processo, ou seja, a matéria foi dada como esgotada e não cabe mais discussão. O Flamengo informou, na ocasião, que apelaria para a Fifa.

Neste meio tempo, a CBF exibiu em alguns documentos o Flamengo como detentor do título de 1987 ao lado do Sport, como na ocasião em que Ricardo Teixeira considerou a conquista dividida em um "processo de recomposição histórica" ou na carta em homenagem ao goleiro Zé Carlos, que defendeu o Flamengo na conquista e foi considerado campeão brasileiro. Ele morreu em 2009, de câncer. Após o título do Campeonato Brasileiro deste ano, a CBF elencou a Copa União de 1987 na lista de títulos do Fla.

O Flamengo é campeão brasileiro em 1980, 82, 83, 92, 2009 e 2019. Após a unificação dos títulos brasileiros de 1959 a 1970 oficializada pela CBF em 2010, é o quarto maior ganhador ao lado do São Paulo. O Palmeiras soma dez títulos, o Santos, oito, e o Corinthians tem sete.



Flamengo, CBF, Hexacampeão, Brasileirão

3549 visitas - Fonte: esporte.uol


VEJA TAMBÉM
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.
- Real Arenas cancela contrato de torcedor por cuspir em técnico do Flamengo.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




João Borges     

CBF é uma piada. Decisões esportivas sendo tomadas por STF.

São fatos veridicos que o flamengo é campeão de 87 mais os otários diz que é um timeco de passa fome de segunda divisão e nunca vai passar disso subiram esse ano pra primeira pode escrever 2021 volta pra seu devido lugar que é a segunda divisão.

Thiago Kevin     

Materia desinformada, essa porra de aplicativo ta ate parecendo roecedor do sport passando informações falsas https://www.google.com/amp/s/oglobo.globo.com/esportes/cbf-opina-flame ngo-merece-ser-chamado-de-hepta-brasileiro-24100502%3fversao=amp

Valcilane Santos     

O STF solta até condenado, como ter respeito

Valcilane Santos     

O STF solta até condenado, como ter respeito

Jose Luiz     

NAÇÃO de quarenta e dois milhões no BRASIL. Não se esqueçam que somos a MAIOR torcida do planeta, temos torcedores no mundo inteiro, se pesquisarem dará mais uns quarenta milhões. Tá bom ou quer mais?

Claudio da Silva     

O que vale é no campo , só aqui tem essa palhaçada , isso é uma vergonha para o Brasil , não era nem pra ter essa discussão , a culpa dessa porra é daquele filho da puta do Eurico , ainda bem que aquela porra já morreu , já tá no inferno

Glória Leal     

STF, so faz merda mesmo!

Jose Luiz     

Hoje no Brasil, o STF. só presta serviço aos ladrões da pátria, só serve pra soltar bandidos. Nossa esfera é a esportiva.

FODA-SE A CBF E O SPORT, SOMOS HEPTA E PRONTO.

Willian Cassiano     

Somos hepta ??

Não interessa CBF,STF e spoti,futebol se ganha e campo.Somos HEPTA

Raul Bento     

Nao adianta o Sport espernear eles nunca ganharam nada,para o Brasil o campeao e HEPTA e o Mengao,estes caras deviam ganhar um titulo de verdade para o Brasil o mengo e hepta e vamos colocar nas camisas e tudo mais, acho que o Landin deveria comprar rste time de mulambada e encostar ai eles seriam campeos de verdade

Reyllan Gomes     

Nao tem como desganhar um título, se foi campeao é campeão e pronto. É uma coisa que nao tem como mudar, nao é questao de opinião. Nao existe "desganhar".

Ercilio Costa     

Somos hepta e pronto. Ninguem muda isso para uma naçao de 40 milhoes. E ano que vem tem mais, e ganhado em campo e nao pelo fax.

Paulo Aracoeli     

Cbf e stf, que se explodam. Somos HEPTA. Ponto final

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu