Eleição no Flamengo: Vou romper modelo do futebol drasticamente, diz Cacau Cotta

15/11/2015 14:11

Eleição no Flamengo: Vou romper modelo do futebol drasticamente, diz Cacau Cotta

Eleição no Flamengo: Vou romper modelo do futebol drasticamente, diz Cacau Cotta
Candidato à presidência do Flamengo pela Chapa Branca, Cacau Cotta promete ruptura total do atual modelo de gestão do futebol rubro-negro. Com um discurso que pretende atingir o coração da arquibancada, Cotta, um dos principais colaboradores da ex-presidente Patrícia Amorim, promete resgatar as raízes rubro-negras e priorizar as conquistas esportivas.

— Estão brincando de Banco Imobiliário no Flamengo — ironizou o candidato.

CONFIRA A ENTREVISTA:

Porque você quer ser presidente do Flamengo?

Porque eu não estou satisfeito com essa gestão. O futebol que é o carro chefe passou a ser meio. A gestão fala muito de pagamento de dívida, mas na realidade não pagou nada. Trocou dívida pública por privada. Pegando dívida em banco para pagar imposto. Continua com uma nova dívida.

Essas notícias de queda de dívida é o que então?

Eles botaram as provisões, é uma confissão de dívida. Pegaram todas as ações na Justiça e botaram como se o clube perdesse todas e no valor máximo. Quando entra na Justiça pede o máximo. O Ronaldinho pediu R$ 40 milhões, se ele ganhar vai ser arbitrado em 10, 12 milhões. E cria um factóide que é R$ 40 milhões e está na provisão. Está no balanço. No ano seguinte, tira as provisões, pagou mais uma coisa da dívida, parece que pagou, mas não pagou nada, só trocou dívida.

Sabe qual o valor real então?

Nem eles sabem o valor real. Todo dia sai uma notícia nova, que tem superávit e ninguém vê de que forma está sendo investido. É uma caixa preta. Tem coisas boas na gestão e coisas ruins. Houve avanço na profissionalização, contábil, financeira, mas não é essa maravilha que pregam. Em três anos a dívida não vai estar paga. É surreal.

Qual a sua estratégia para esse problema, considerado o ponto forte da atual gestão?

Primeiro é chamar as três chapas e cada um botar um representante para acompanhar uma auditoria. Houve um estudo de uma empresa que fez a da Fifa, não sei se tem a mesma credibilidade. Tem que escolher a três chapas.
Que abra essa caixa preta, coloque para a torcida a verdade dos fatos.

Ninguém sabe qual a dívida real. É difícil mensurar. Se botar em provisões o que tem que pagar para Guerrero, Cirino, tem que medir isso. Tentar unir o Flamengo. Os melhores fiquem nos melhores lugares independente de cor, corrente política. Flamengo dividido é impossível ser administrado. Unido já é difícil.

Qual seu time dessa área?

Meu time é muito melhor. Esse pessoal muitos viraram sócios de 2012 para cá, principalmente. A minha turma tem DNA, já anunciei alguns vice-presidentes. Vice de planejamento e finanças Marcelo Falhauber. Ele é um especialista nisso. Trabalhou no mercado financeiro, grandes empresas, na

Prefeitura do Rio. Foi levado pelo Aécio para Minas Gerais. É uma pessoa qualificadíssima. Yuri Saioni, neto do Clóvis Saioni, para melhorar a relação com a CBF, que os políticos participem junto ao Flamengo, ajudem em assuntos como estádio próprio, CT, dentro das federações. A gente trouxe o Luiz Mariovitch, presidente da Hebraica, que vai ser o vice de Fla-Gávea.

Doutor Siro Darlan e Silvio Capanema vão ser assessores jurídicos da presidência, para opinar diariamente, porque a cada 15 minutos muda tudo, e são pessoas para você se aconselhar. Tem o Renato Ludwig para ser vice de administração, jovens qualificados com currículo de primeira, nossa equipe ou é igual ou melhor que qualquer chapa.

E no Futebol?

Vou romper esse modelo drasticamente. Ter no futebol vice de esporte olímpico, patrimônio, finanças, que não tem esperiênxia de futebol, nem de arquibancada. Como consegue comandar o futebol por WhatsApp? Cachorro que tem dois donos morre de fome. O modelo certo é ter o diretor executivo, com carta branca. Não fnciona o técnico do lado dele no avião demitido e ele não sabe. O jogador não vai seguir regra de quem está vendido na demissão do técnico. Ele tem que estar dentro das decisões, e precisa de um vice-presidente, que vai ser a interlocução com a imprensa, diretoria. O diretor não vai ser o Rodrigo Caetano e o técnico não vai ser o Oswaldo. Flamenho historicamente, se pegar para trás, só deu certo com Jayme, Andrade, Carlinhos, Zagallo. O executivo menos, mas o campo mais. O executivo também pode ser um cria da casa. O vice de futebol vai ser uma pessoa com experiência, e dele vamos cobrar resultado. Agora a responsabilidade é do presidente. Se deu certo nós ganhamos, se deu errado o presidente perdeu. Não tem história, é o carro chefe do Flamengo. Não é presidente do Piraquê. É do Flamengo. Nasce na regata, que está abandonada, e o carro chefe também. Que boa gestão é essa? Com os piores resultados da história, das últimas décadas do Brasileiro.

As pesquisas indicam margem confortável para o Eduardo...ao que atribuiu?

Houve uma lavagem cerebral através de mídias sociais, blogs, páginas. O torcedor que está nessa mídia passou a pautar a mídia escrita. Qualquer jornalista que escreve algo contra é atacado. Precisa de coragem para ser candidato a presidente do Flamengo. Você passa a ser xingado em uma rede que não tem lei, que as pessoas se escondem atrás de um computador, de uma falsa identidade. Essa lavagem cerebral pautou a mídia. Qual jornalista sentou para ver a contabilidade do Flamengo, o orçamento, qual sabe quando pegaram de empréstimo e adiantamento? É um dos clubes que mais pegou dinheiro emprestado e adiantou receita. Se criou um mantra. Muito na pessoa do presidente. Que e uma pessoa de bem mas ficou vitimizado. No processo da Federação, CBF, Profut, e ele tem essa personalidade mesmo, de pessoa de bem, de coitado, coitado não, não é o termo, vou até corrigir. Todo mundo queria estar ali abraçando ele, protegendo. Ele passa isso, imagem de pessoa de bem, honesta, e não tenho dúvida que é. Mas não é o suficiente para gerir um clube de futebol. Não é um convento de freiras. Não vai ser se vitimizando quqe vai ganhar títulos, se não tiver pulso forte, comando que as pessoas respeitam, sabem quem mandam e o resto obedece. É legal delegar, mas tem que saber de quem cobrar. Eu sou o comandante. Não posso fugir disso. Meu perfil é completamente diferente dos outros candidatos, que tem a mesma origem. A única candidatura que pensa em um Flamengo diferente é a minha, que acredita em uma regime presidencialista firme, que o presidente exerça seu poder de mandatário.

Muita gente pega o seu passado no clube e atribiu conceito de “corja”. De que forma você faria diferente, com a qual conviveu e achou errado?

Eu acho ótima a experiência. Tive 80% de aprovação como vice social. Como vice de administração trouxe os dois maiores contratos, o da TV e da Adidas. Me trouxe experiência ruim. O contador que trabalhava no Flamengo na gestão passada não podia trabalhar em lugar nenhum. Ele foi o grande erro da gestão passada. Uma pessoa sem trabalho psicológico, técnico. Era confuso, não era mal intencionado. Ficou aquele retrato de uma gestão confusa na parte financeira. Eu não era presidente. Não adianta querer colar em mim uma responsabilidade que eu não tinha. Não era vice de futebol nem de finanças. Participei assim como o Wrobel participou. Ele continuou na atual gestão sem esse peso. Eu resolvi ficar independente. Votei muitas vezes à favor, 10% contra, que não achava importante. O Flamengo não nasceu em primeiro de janeiro de 2013. As gestões que passaram, Helal entrou rico e saiu pobre. Comprou o terreno no Ninho do Urubu, é onde está o futuro do Flamengo. O Márcio Braga, Dunshee, Delair, Kleber com todos os exageros, mas trouxe uma realidade para o Flamengo, Giberto Cardoso avançou na área patrimonial. A patrícia também evoluiu muito nisso. Tirou museu e CT do papel, a Gávea ficou frequentável. Mas se errou muito para trás. Todos pagaram dívida para trás. Todos erraram e acertaram. Vou pegar o melhor deles. O pior deixa de fora.

A Patricia saiu entre erros e acertos desgastadíssima. Porque há constrangimento em pedir apoio declarado para ela?

Fico muito à vontade para responder porque não tenho o apoio dela. Mas abriu as portas para mim, tenho gratidão. É o mantra que colaram nas pessoas. Por não se defender, ela não debateu. Não foi para a briga. E quando não se defende, aceitou o mantra que foi a pior gestão da história do Flamengo. Ela permitiu. Os números no futebol não mostram isso. Só pegar no Brasileiro. Dizem que essa é a melhor gestão. Bota os números. Com ela passou 19 rodadsa na zona de classificação e nenhuma na zona de rebaixamento.

Nessa gestão foi o inverso, 19 na zona de rebaixamento e duas na zona de classificação. São números dos últimos três anos. A gente escuta que ela teve conversa com os dois candidatos. Eu também tive. A última que ela teve que eu soube foi com o Bandeira. Tenho caringo por ela, não tem obrigação de apoioar A, B ou C. Ela que se colocou nessa condição. Isso é muito ruim para ela e para o Flamengo. É uma ex-atleta, se doou, saiu do Flamengo, essa política de rede social, de atacar as pessoas, destruir a vida das pessoas, é muito ruim para o Flamengo.

Como é hoje estar desse lado apontando problemas, é mais cômodo, você tem um cuidado extra?

Estou fazendo uma campanha limpa. Tenho respeito pelo presidente da instituição. Fui em defesa quando a outra chapa o xingou. O processo tem que preservar a instituição e a figura do presidente. Falei de futebol, finanças, patrimônio, mas não tento denegrir a imagem dele. Ele tem a personalidade que se vitimiza. Por ser tão do bem, tão honesto, é isso. Como Bebeto é uma personalidad e Romário é outra. Mas não é um bom e outro mal apenas. São características diferentes. Como eu participei de uma gestão e vi o que foi feito com uma pessoa, me preocupo com campanha limpa e decente. Estou tentando já há alguns meses fazer isso e nesse decisivo me policiar ainda mais para a campanha ter alto nível. Campanha de baixo nível coloca a instiuição no mesmo local, lá embaixo, e denigre as pessoas. Não é isso que a gente para o Flamengo.

Você foi atacado?

A música cantada na posse deles tinha o meu nome. “Chora presidente, chora o Cacau”, fui citado. Não vou me curvar nunca a ataques. Vai ter sempre resposta. Dentro do limite do respeito e da responsabilidade. Eu acredito no que eu fiz.

Quando você reagiu, houve até um processo interno no clube por uma briga ...
Foi um processo por causa de um diretor de Fla-Gávea, que hoje responde por injúria, difamação, calúnia, por falsificar o telefone do filho do Romário dizendo que um portal publicou uma matéria falando que dois jogadores do Vasco tinham relação homoafetiva. Como se fosse uma matéria oficial.

Esse pessoal que te atacou, eles hoje participam da gestão. Como é a relação com eles?

Eu conquistei o respeito dessas pessoas. Começaram a me ver como uma pessoa que realizou, conheceram quem eu era. Isso que a Patricia precisava fazer. Viram que os funcionários tinham boa imagem de mim, os sócios antigos e novos também, de bom gestor, pessoa do bem, ganhei o respeito com o tempo quem era o Cacau. Esse episódio não foi comprovado, ganhei em comissão montada por essa diretoria. Não teve julgamento político.

Você apoiaria alguma outra chapa?

Tem que estar pronto para servir. Hoje acreditar que é para servir as outras chapas não, porque elas são a mesma coisa, de um Flamengo elitizado. Eu penso diferente, não penso em conselho gestor do futebol, quero sócio-torcedor popular, CT com estrutura, estádio próprio. Mas nunca falo nunca para o Flamengo. Só que ideologia é diferente.

Quais serão os primeiros atos?

O Flamengo pode perder um título que não disputa todo ano. O de maior torcida. O Flamengo está brincando de banco imobiliário. A Responsabilidade Fiscal é lei, se errar pagou com meus bens, não tem problema com isso. O que tiver de bom vai ser mantido. Só preciso saber a verdade. Independente de cor, de chapa. Os melhores vão ficar. Não vou me esconder atrás de mantras. O fim é o resultado esportivo. Se não tem no remo, olímpico, futebol. Que gestão boa é essa? Só é boa com vitória. SE estão arrumando, 2013 seria ruim, 2014 melhor e 2015 ainda melhor. Foi razoável em 2013, se está arrumando 2014 seria melhor, e 2015 foi o pior. Depois de várias décadas, nem a semifinal de Carioca chegamos. Que arrumação de casa é essa? E você não vê um planejamento, um objetivo, um foco de resultado.

Isso é fim. Não meio. Pode arrumar a casa. Mas atividade fim é resultado esportivo. Podemos botar em risco o título de maior torcida do mundo. Por isso popularizar. Com sócio-torcedor vendido na lotérica, débito em conta e boleto bancário, a preço popular, a pessoa não vai ter vantagem do ingresso em Manaus, mas quer ajudar, quer ter a carteira, a vantagem no supermercado. Quando você gasta no cartão de crédito pensa em milha para viajar. Quando o torcedor usar para o Flamengo, vai contar pontos para ter o manto sagrado, que hoje custa 40% do salário mínimo. Precisa ter responsabilidade fiscal e social. Emoção e razão. Flamengo hoje só vê as pessoas como número. Torcedor não é número. Penso no plano de R$ 10 a R$ 15. Ou fora do município ou fora do Estado a preço popular. Dentro, vetado. E ai vamos ganhar na quantidade. Dizer que é o maior na arrecadação não importa para o Flamengo. O clube tem que interagir. Tem que popularizar. Cadê o trem cheio? Ninguém chegando, tem alguma coisa errada. Não vê mais as figuras populares. Aquela grande massa não se vê mais. Os candidatos não tem proposta para isso, nem preocupação. A torcida do Corinthians vem crescendo, é tapar o sol com a peneira. Tem título nacional, internacional, estado com o maior PIB do Brasil, é inacreditável fechar os olhos para isso. Tem que estar igual ou na frente desse time, que é o grande adversário nacional. Tem que manter a tradição local aqui. A maioria dos clubes tem estádio próprio, sócio-torcedor, CT. Dá para tirar rápido do papel. Pegar o casarão de São Conrado e terminar o Centro de Treinamento.

Qualquer jogador que chega hoje e olha o CT pensa: estão de brincadeira. Em três anos não fizeram nada. Os conteiners foram para lá na nossa época. Isso não é prioridade hoje. Podia pegar o Carlos Eduardo, que estava com joelho torto, traz como craque, leva R$ 14 milhões, e o CT parado. Com a força que eles entraram, arrumavam a casa, tentariam melhores resultados. Em seis meses com obra em dois turnos termina o CT profissional. Não precisa mágica.

Contrato com o Maracanã vale para você?

É o pior que existe para o Flamengo. Nenhuma empresa vai conseguir administrar, a atual está entregando. A quantidade de ar-condicionado, TV LCD, água, ninguém consegue manter. É um estádio europeu, para um público latino. A área norte e sul tem que aumentar, a leste virar uma área nobre menor, e deixa atrás do gol sem cadeira, como em Portugal, Inglaterra. O torcedor gosta de assistir em pé sentado na arquibancada de cimento. Bota 20, 25 reais, preço de cinema, é o ticket máximo para área popular. E vai ganhar na quantidade. Aumentar a área popular barateia o custo médio, tira aquela galera gritando "para direita", eu nasci do lado do Maracanã, conheço como minha casa, não vão me ensinar. Precisa daquela quantidade de TV na arquibancada? Fala com bombeiro, vê um novo estudo, pode pegar o CREA e ver a capacidade do estádio, e aquilo vai estar vendido todo jogo. Com sócio-torcedor a preço cheio 20 reais, tem que rediscutir algumas coisas com a Suderj ou com Estado. Se o Flamengo pegar o estádio, como está hoje, R$ 5 milhões por mês, quebra em um ano. Tem que ser feita uma parceria com o Estado. Popularizando aumenta o ganho de bebida, agora pode ter alcoólica.
As pessoas passaram a ver o jogo no bar pelo pay per view. No estáido não pode tomar cerveja.

Mas o contrato é esse...tem que cumprir.

O Flamengo deve R$ 26 milhões porque antecipou de receita. Que é um erro absurdo. Tem cláusula que é obrigado a renovar automaticamente. Pegou em 2013 R$ 27 milhões, no balanço desse ano ainda deve R$ 26 milhões. Tem que ver se vai devolver para o Estado. Ideal seria parceria Público Privada. Diminuir o custo do estádio. Tirar cadeira e TV LCD já tira. Pode fazer isso sem deixar de ter conforto, segurança.

E estádio próprio segue como plano?

É uma plataforma. Maracanã vai ser um estádio para 90 mil. E pode ter um como caldeirão. Tem que ter a casa do Flamengo independente do Maracanã. Não de 15 mil, 20. Sou contra a Arena MC Donalds. Rede de fast food que tem alimentação cancerígena, fechando lojas, qual o interesse de abrir um Drive Thru na Lagoa? Se tem estádio de NBA sem interferência. Pode criar arena onde é o ginásio para 2000 pessoas, sem transtorno para sócio, meio ambiente, tráfego. Vai ter mais arenas esportivas na Olimpíada. Para quê mais uma? Eu já era contra, o projeto é de 2011. A Gávea é o Estádio José Bastos Padilha; Se deteriorou. É só pedido de reforma e ampliação. Já botou 30 mil pessoas na chegada do Ronaldinho. Vai ter metrô e integração do BRT. O jogo do Flamengo não é hora de rush. Não vejo problema viário nenhum. É vontade política. Trazer parceiros. O arquiteto que está fazendo o nosso projeto é o Anibal Coutinho, que fez o estádio do Corinthians.

E algo na zona portuária, Baixada, como você falou?

Nada está descartado. Zona Portuária, Baixada, tem estudo de viabilidade. O projeto está pronto e está encaixando no terreno. Os sócios vão ter o nome gravado no estádio, o Flamengo seria uma potência, jogar contra na nossa casa seria difícil. Seria estádio para até 35 mil pessoas. Tenho reunião com a construtora interessada marcada. O estádio do Corinthians é preparado para vencer, chegar e ficar intimidado. Isso que quero para o Flamengo. Precisa de uma casa. O torcedor dizer “isso aqui é meu”. E digo como. Pega o dinheiro do Morro da Viúva, que a empresa faliu, tem como pegar ano que vem, e troca por R$ 600 milhões, troca por quase 60% do valor do estádio.

Qual é sua grande virtude e a de seus adversários, e os defeitos?

A do Bandeira é passar essa coisa de vitima, de homem de bem, que ele é. Mas ele consegue passar isso. A do Wallim...difícil... ... ... ter conseguido formar esse grupo aí, ajudado, ser um dos fundadores, que conseguiu esse grande movimento de rede social. Os dois não entendem nada de futebol e não tem pulso forte para comandar o Flamengo. A minha diferença pra eles... O ponto forte é a trajetória de vida que me deu mais experiência que eles para administrar o clube em todas as áreas. O ponto fraco é a emoção. A emoção de falar de Flamengo. Não existe ex-torcedor. Dirigente que não é torcedor não é Flamengo. Só que eu sou muito torcedor. É o ponto fraco.

E misturar torcedor com profissionalização é certo?

Fundamental. Flamengo não é empresa. Se não tiver emoção para gerir a parte esportiva, não tem o elo com a torcida, passa a ser uma coisa fria. Mas precisa equilibrar a emoção.

Você age com emoção ou razão se o pessoal do futebol te pedir paciência?

Com a razão. Quais foram os resultados do Rodrigo Caetano? Me mostra. Qual foi a grande contratação? Trouxe o novo Carlos Eduardo, o Ederson. Não terminou uma partida. Qual foi o grande resultado do Oswaldo? Seis vitórias e sete derrotas? Para deixar o Oswaldo, mantém o Jayme. O Jayme é minha comisão permanente com Andrade. Começar o ano de 2016 com eles. Ter um alicerce seguro. Já são campeões, sabem o que é vestir o manto sagrado.

E técnico estrangeiro?

Modinha. Cadê o resultado? Qual teve bom resultado no Brasil até agora? Futebol é resultado. Mais uma modinha que estão criando. Brasileiro tem mania. Maradona é um Deus. Pelé aqui é...falou besteira. Zico porqu não ganhou Copa não é tão herói quanto deveria. Para mim foi um Deus.
Ele diz que teme "algumas pessoas de volta ao Flamengo"...

Tenho boa relação com ele. Me dou bem com os filhos. Me dou bem com o Júnior. Relação de respeito, carinho. O problema deles não é comigo. Acho que o Zico deveria ser o candidato de todos. Participar de uma campanha parece que estão usando a imagem do ídolo. Não sei se é o melhor para ele e o Flamengo. Retiraria minha candidatura em prol do Zico, apoiaria integralmente, seria um candidato para a unidade do Flamengo, com essa capacidade.

Se ganhar joga a Liga Sul-Minas-Rio?

O Flamengo com o Kalil de CEO não joga. Vamos respeitar o contrato. Time titular não joga. Vai jogar o juvenil. Quem conhece ele, brincadeira. Botar a raposa para tomar conta do galinheiro. Flamengo tinha que ter a liderança, alguém indicado pelo presidente. Não o Kalil. Diz que está à frente, e o Kalil é o CEO. Qual interesse vai ter de ajudar o Flamengo? Já não quer divisão de cotas. Acha que tem que ser igual. Como vou discutir com esse senhor?

E a relação com a Federação?

O campeonato tem que ser lucrativo, menor, menos datas, pre-temporada maior, e o Flamengo tem que ser respeitado. Vou para dentr oda FEderçaão, e o rubinho e quem tiver lá contra o Flamengo vai estar contra mim, agora eu não vou sair da reunião. A maior entidade é o Flamengo. Tem que chegar um acordo. Nessa briga perde todo mundo. O Estadual enfraquece. Os outro estados crescem.

Você defendeu o Bandeira ao ser chamado de burro. Na situação da ofensa do presidente da Federação, faria o mesmo?

O Rubinho não fez xingamento público. O do outro foi. O efeito é muito maior, o desrespeito à instituição. Foi uma discussão interna. Mas defenderia do mesmo jeito.

E o Eurico, essa postura dele o aproximação da Federação, vê como um rival?

Porque ele grita e todo mundo se intimida. Não dá para espelhar em nada, mas ele defende a instituição dele e eu vou defender a minha. Ele está do lado de lá da bancada, estou do lado de cá, no grito ele não vai levar. Diálogo e democracia é sempre melhor. Eu estou aqui (na frente) e o Flamengo está atrás de mim. É isso.

1838 visitas - Fonte: Extra Globo


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu