Vice do Flamengo, Maurício Gomes relata drama com o coronavírus: “Meu principal receio foi contagiar outros”

22/3/2020 20:57

Vice do Flamengo, Maurício Gomes relata drama com o coronavírus: “Meu principal receio foi contagiar outros”

Vice do Flamengo, Maurício Gomes relata drama com o coronavírus: “Meu principal receio foi contagiar outros”
O Ministério da Saúde confirmou mais de 1500 casos e 25 mortes no Brasil por conta do novo coronavírus. De acordo com os estudos divulgados pelo governo, o pico de contágio da doença acontecerá no início de abril, e a recomendação é para que as pessoas permaneçam em suas casas para evitar a propagação em massa da Covid-19.



LEIA TAMBÉM: Patrocinador rescinde com Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e Maracanã

Um dos primeiros casos confirmados em Brasília, o vice de Embaixadas e Consulados do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos conversou com a reportagem do site Coluna do Fla, revelando todo o processo desde o diagnóstico até o dia em que recebeu alta, última sexta-feira (20). Em entrevista, Mauricio contou sobre a aflição que sentiu ao saber que poderia ter contaminado outra pessoa, e também descreveu os sintomas que sentiu.

Confira a entrevista completa:

Quando você começou a sentir os sintomas?

Eu cheguei de Madri e logo na chegada, já estava sentindo um resfriado normal, gripe, um pouco doente. Fui a um hospital. Também comecei a ter tosse, mas a respiração estava bem, muito bem. Mas o hospital solicitou um exame de coronavírus. À noite, comecei a me sentir mal e meu quadro piorou.

Antes de ter sido diagnosticado com positivo para o Covid-19, você se lembra de ter feito contato com pessoas que apresentavam tosse, resfriado ou sintoma semelhante?

Antes de ter sido diagnosticado com a doença, não tive contato com pessoas que apresentaram sintomas. É uma doença que você pode pegar até no trem. Nos lugares que eu fui, não vi nada demais. Pessoas muito bem. Visitei Real Madrid e Barcelona, tive vários contatos. Mas a forma de contágio não faz muita diferença, o importante é saber se prevenir.

É uma doença perigosa. No meu caso, por exemplo, em 48 horas mudou tudo. Se eu não tivesse acompanhamento médico, já tendo 58 anos, eu teria uma situação complicada. Respeitar a quarentena, ficar em casa. Nada de ir para bar, restaurante, praia, porque aí é que está o problema. Um se contamina e vai passando para os outros. Precisamos pensar no próximo e compreender a seriedade dessa pandemia.

Qual foi o seu principal receio após ser constatado com o coronavírus?

Quando soube que estava infectado, o meu principal receio foi contagiar outras pessoas. Fiquei com medo de ter passado isso para alguém do Flamengo, mas não só do clube, para qualquer outro ser humano. Fiquei constrangido por poder ser o transmissor de algo assim. Isso deixa com um peso. A gente precisa ter responsabilidade, é um exercício de amor, para preservar mais gente.

Durante a internação, você recebeu mais informações sobre o tratamento?

O tratamento seria em casa, não no hospital. Eu fui para o hospital por conta da pneumonia.

Após uma semana, veio o alívio de estar saindo do hospital. Consegue definir essa sensação?

A sensação de receber alta é de liberdade, mas também de responsabilidade. Quero dizer do que eu estou passando para as embaixadas. Vou encaminhar uma circular, para entrar num processo de conscientização, via web, Whatsapp e demais redes sociais. Esse vai ser um trabalho das embaixadas e consulados, tenho feito esse pedido especial.

Depois que sair do hospital, quais são as recomendações que você terá que seguir?

Eu não recebi nenhuma orientação específica após sair do hospital, mas devo ficar de quarentena e seguir as demais indicações que têm sido passadas a todos.

E agora: qual recado você manda para a Nação, que esteve mandando apoio nos últimos dias, em meio ao momento delicado?

Eu me emociono ao falar disso. Eu recebi várias mensagens em Whatsapp, veículos, redes sociais… Foi inimaginável. Nós temos que valorizar as nossas vidas. O meu olhar e responsabilidade pelo bem social aumentaram. O ser humano hoje tem que olhar para o próximo. Nesses momentos que vemos o quanto somos frágeis.

Recomendações da Organização Mundial da Saúde:

Com mais de 323 mil casos confirmados e mais de 13 mil vítimas fatais ao redor do mundo, A Organização Mundial da Saúde emitiu algumas recomendações à população mundial para evitar a propagação do vírus:

Lavar as mãos com água e sabão frequentemente, principalmente após tossir, espirrar, ir ao banheiro, ou estar em transportes públicos e lugares com aglomerações
Ter em mãos um frasco de álcool e gel para higienizar sempre quando for possível
Cobrir o rosto com o braço ou lenço ao espirrar e tossir
Evitar locais públicos e com grandes aglomerações
Adiar, se possível, viagens para o exterior, principalmente para locais que são foco da doença como Ásia e Europa
Não passar as mãos nos olhos, boca e nariz

Vale lembrar que os sintomas que se manifestam em pessoas contaminadas pelo coronavírus são: febre de mais de 38 graus, coriza, espirro, tosse, dores no corpo e dificuldades respiratórias. Apesar do alto nível de contágio, a taxa de letalidade do Covid-19 é de apenas 3,4%, aumentando o número de acordo com a idade e complicações na saúde. Os mais ameaçados pela doença são os idosos, pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, problemas de imunidade, e diabéticas.



LEIA TAMBÉM: Segundo jornal, Jorge Jesus deve passar período sem jogos em Portugal

Flamengo, vicepresidente, coronavírus, momento

2576 visitas - Fonte: Coluna do Fla


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu