União do Sesc-Rio com o Fla "dá nó" na cabeça de torcedores da equipe

25/7/2020 12:31

União do Sesc-Rio com o Fla "dá nó" na cabeça de torcedores da equipe

União do Sesc-Rio com o Fla dá nó na cabeça de torcedores da equipe
A união do time com mais títulos na história da Superliga de vôlei com o clube de maior torcida do Brasil tem, no papel, tudo para ser positiva. Pelo menos nisso, a maioria dos torcedores da equipe de vôlei concorda. Porém, nem tudo são flores. Essa junção acabou “dando um nó na cabeça” daqueles que são fervorosos apoiadores do time de Bernardinho. Principalmente, claro, entre os que torcem por outros times no futebol. Um vascaíno, por exemplo, vai seguir torcendo pelo Rio-Sesc Flamengo?



LEIA TAMBÉM: Alvo de clubes europeus, Gerson garante permanência no Flamengo: "Se bobear vou até renovar"

- Acho que o Flamengo, sem modéstia, é a cara do Rio. Não se imagina falar de Rio, sem que se veja um torcedor do Flamengo. O Flamengo é grandioso e atravessa um momento bom no futebol e em outras modalidades também. Podemos destacar o basquete, a ginástica e por aí vai. É difícil opinar, mas eu participava de um grupo no qual os torcedores não viam muito problema nisso. Eu confesso que se fosse o Vasco, eu não torceria. Meu amor pelo Flamengo vai além das quadras de vôlei, mesmo o vôlei sendo uma paixão – diz o rubro-negro Renato Ottoni.

- Não curti a junção, justamente por não se flamenguista. Mas não só por isso. Acho que poderia ter um time independente como era antes. O Rio sempre foi Rio. O Flu tem time feminino próprio. E o Fla também tinha até ano passado, mas resolveu juntar. Será uma boa pros dois. Concordo. Porém, em relação aos que não torcem pelo Fla, vai ter menos apoio de torcida. Eu torcia pro Rio. Agora é provável que vá ver os jogos, porém não vou torcer mais por ser Flamengo – revela o tricolor Guilherme Pinheiro.

- Pra quem torcia pro Rio e é flamenguista, foi ótimo. Pros outros 3... Eu acho que a junção de uma forma geral, vai ser boa tanto pro Flamengo, que vai ganhar mais visibilidade no vôlei, tanto pro Rio, por questão de investimento. Mas em questão de torcida, muito provável que se perca aquela "mistura" que existia antes. Porque os torcedores do Rio eram todos do Rio. E agora são especificamente os flamenguistas – avalia o flamenguista Matheus Senna.

- Na questão de patrocínios, eu acho que foi uma jogada muito bem bolada, pois o Flamengo atrai muitos patrocínios, trazendo pra equipe uma estabilidade financeira que permitirá que o Sesc-Rio continue a brigar por títulos nacionais. Agora, também sou amante do futebol e, como torcedor do Fluminense, eu acabo sendo obrigado a torcer pro Flamengo que é uma equipe que é aquela história né? Se você não é flamenguista, jamais vai torcer a favor. Sendo assim, ficará algo muito estranho eu talvez ter que gritar "Flamengo" em um jogo. Mas vou continuar torcendo pelo time - garante Rafael Muniz.

Preocupação com "identidade Rio"


A discussão clubista tomou conta dos grupos de vôlei assim que o anuncio da união do Rio com o Flamengo foi anunciada. Mas não foi só isso. Entre memes de torcedores adversários falando que o time do Rio acabou, havia a preocupação da própria torcida de como será a união. Mesmo para os flamenguistas.

- Acho que eu e a maioria dos meus amigos pensamos que nós temos a nossa história. Sempre caminhamos com nossas pernas. No Rio, tem outros times, mas a gente é Rio de Janeiro. Não adianta juntar dois times e misturar duas histórias diferentes. Eu preferia ficar mal, mas não ter que me unir a uma outra equipe que já existe, que tem uma história, uma sala de troféus próprias. A gente não sabe se é uma união que vai andar paralelamente um projeto com outro ou se vai juntar pra sempre. Eu sou tradicional. Então, eu prefiro manter a cor, o local de jogos... Mas não tou preocupado em perder torcedores. Se você desistir de torcer pro seu time porque ele vai se aliar a outro, você não é torcedor. O seu time ainda está ali. São as mesmas jogadoras, a mesma comissão técnica. Mas eu torço pra que alguma coisa seja respeitada, alguma coisa para que sempre fique ali. Porque se mais pra frente vier a quebrar essa união, essa chama azul seja mantida. Eu tou feliz pelo projeto ter continuidade. Mas não estou feliz por ter virado Flamengo, mesmo sendo flamenguista – diz Vinicius Galano.

- No ano passado, apesar do Flamengo estar na Superliga, não tinha time competitivo. Eu torci muito mais pro Rio, porque sempre chega longe, do que pelo Fla. Mas eu estou muito acostumado a torcer pro Rio a minha vida inteira no vôlei. Se fosse uma final entre Rio de Janeiro e Flamengo, eu ficaria dividido. A gente sabe que o Rio é muito importante para o vôlei brasileiro. O Rio virou Flamengo. Mas por quanto tempo? Aí vai ser Flamengo por dois anos e vai voltar a ser só Rio. As pessoas que torciam antes pro Rio vão voltar a torcer? Ou vão só deixar para lá? Não sei qual proporção vai tomar isso. Se ficar por muitos anos sendo Flamengo, tipo dez anos, vai acabar com a história de Rio. Vai virar Flamengo para sempre. Não vai ter mais Rio. Rio vai ser uma coisa passada - argumenta Matheus.

A reportagem procurou o Sesc-Rio Flamengo para tirar as dúvidas dos torcedores. Em primeiro lugar, não há motivo para se preocupar com um suposto fim do projeto do Rio. O CNPJ que será inscrito na Superliga continua sendo o do projeto vencedor de 12 títulos nacionais. E, segundo o clube, “a equipe continuará sendo uma representante do Rio de Janeiro, em um projeto vitorioso e longevo, com 23 anos de existência. Seguiremos tendo o Sesc RJ como parceiro e, agora, teremos o Flamengo unindo forças para mantermos uma equipe competitiva. Essa parceria foi estruturada para ir além das conquistas e títulos. Queremos deixar um legado para o voleibol do Rio de Janeiro e do Brasil. Dentro e fora das quadras”.

O que talvez cause mais impacto no torcedor-raiz do Rio é a mudança de uniforme. A equipe passará a jogar com o uniforme rubro-negro como o principal (e branco, como secundário). O azul ficará restrito à comissão técnica, assim como acontece no futebol. Porém, vale lembrar que o já tradicional azul do Rio nem sempre foi igual. Com as mudanças de patrocinadores durante os anos, o próprio tom de azul foi se alterando. Em alguns casos, nem azul foi. Na década de 90, o verde era a cor principal da equipe.

A comissão técnica do Sesc-Rio Flamengo será a mesma que acompanha o projeto de Bernardinho há anos. E a equipe será muito similar com a que terminou a primeira fase em segundo lugar na temporada passada. A maior perda foi a oposta Tandara, que foi para o Osasco. Lorenne deve chegar para o seu lugar.



LEIA TAMBÉM: Por novo técnico, Flamengo marca reuniões com Torrent e Carvalhal na Europa

Flamengo, volei, parceria, nome, torcedores

684 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- FORA DO G4! Flamengo perde clássico dentro de casa para Botafogo e a pressão sobre Tite cresce
- CLÁSSICO NO MARACA! Escalação do Mengão definida para enfrentar o Botafogo dentro de casa
- Bom desempenho de Léo Pereira faz dele destaque no clássico Flamengo x Botafogo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Erro= grande parceiro.

O flamengo é referência em tudo , não sei do quê reclamam, estão agora com um parceiro e ficam de mi mi mi vai entender.

Jorge Nascimento     

O Flamengo é gigante, deveria investir no Vôlei, como investiu no Futebol! Como no Estado do Pará não tem uma grande equipe de Vôlei, adotei a equipe do Rio para torcer. Mas estou curioso e como sou flamenguista mesmo! Vamos ver no que vai dar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu