Flamengo teve dois times de zagueiros desde 2013 e só aproveitou três até o fim

12/6/2016 14:09

Flamengo teve dois times de zagueiros desde 2013 e só aproveitou três até o fim

Flamengo teve dois times de zagueiros desde 2013 e só aproveitou três até o fim
Nos três anos e meio de gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello, o Flamengo não sofreu só com a simples falta de zagueiros, mas sim com a dificuldade de vê-los vingar. Entre erros de avaliação da diretoria e pressão da torcida, 22 defensores vestiram o uniforme rubro-negro no período, mas apenas três cumpriram o vínculo contratual até o fim.

Desse total, 12 saíram antes do fim do compromisso, seja por rescisão, empréstimo ou venda - caso de Samir. Não se sabe o que será dos seis zagueiros do elenco atual. Entre eles, estão Réver e Rafael Vaz, que mal chegaram e estão prontos para entrar em campo neste domingo, contra o Figueirense, às 16h, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Os dois preenchem a lacuna deixada por Wallace, que pediu para sair, e César Martins, que ao lado de Chicão e Marcelo foram os únicos do setor que defenderam o clube por todo o vínculo. Dos que não completaram o contrato jogando pelo Flamengo, Wellinton é o único ainda emprestado. Os demais já foram embora sem deixar saudades. Uma triste rotina.

Os 'cristos' da vez

Réver e Rafael Vaz, anunciados pelo Flamengo nesta semana, são os candidatos a ser os “perseguidos” da vez. No clube, os zagueiros se tornaram alvos preferidos da torcida quando a fase é ruim.

O último a sofrer com o martírio foi Wallace, que pediu para deixar o Flamengo após ameaças à sua família. A implicância não tem distinção de idade nem poupa jovens da base, como ocorreu com Wellinton, revelado em 2009 e hoje emprestado.

Fora a perseguição, tornou-se constante a chegada de zagueiros que não conseguiram render no Flamengo. Com passagem pela seleção do Equador, Erazo foi contratado em 2014 e só atuou em sete jogos. No primeiro, teve uma falha primária que o marcou de vez. Réver, que veio do Internacional, onde é lembrado por um gol contra a favor do Grêmio, ensina:

- Sempre que se perde o jogo, o setor defensivo que é questionado. Tem que ter discernimento para que os erros não aconteçam. Fazer o simples, especialmente quando as coisas não estão fluindo - disse o zagueiro.

Rafael Vaz foi também foi nessa linha:

- Tem que saber conviver com a cobrança. Vestir a camisa do Flamengo não é para qualquer um. Venho com a cabeça no lugar - avisou.

No Flamengo, a cabeça dos zagueiros está sempre a prêmio. César Martins, que deixa o clube após empréstimo ao Benfica, sofreu críticas por diversas falhas e quase foi agredido por torcedores, quando fazia compras com a família em um mercado.

Entrosamento de dupla de zaga é missão quase impossível

A confiabilidade de uma dupla de zaga está mais no seu entrosamento do que nos dotes individuais de cada zagueiro. A conclusão é de Jayme de Almeida, ex-jogador do clube e atual auxiliar responsável pela defesa. A última parceria com essas características no Flamengo foi Ronaldo Angelim e Fábio Luciano, que entre 2007 e 2009 atuaram juntos em 80 partidas.

Para se ter uma ideia, na atual gestão, a dupla com mais jogos foi formada por Wallace e Samir, que atuaram por 68 vezes.

- Nessa posição a virtude principal é o entrosamento entre as duplas. Independentemente se mais novo ou mais velho. Uns são mais técnicos, outros com mais força, e esse equilíbrio é que ajuda o time - explicou Jayme.

Contratado em 2013 e recentemente transferido para o Grêmio, Wallace foi quem mais atuou — 177 partidas. Ao lado dele, Marcos González, Chicão, Bressan e César Martins não conseguiram passar de 20 partidas.

Na busca pela dupla de zaga ideal ocorreram vários problemas. Caso de Antonio Carlos, contratado nesta temporada e que sequer atuou pelo clube.

Antonio Carlos disputaria o Campeonato Estadual, em um time formado por reservas, já que os titulares participariam da Liga Sul-Minas-Rio. Mas a diretoria optou por usar seus melhores jogadores em ambas as competições.

Outra dificuldade em encontrar os melhores parceiros defensivos pode ser exemplificada pelo fato de, exceto Samir, desde 2013 nenhum jovem zagueiro se firmar no clube. Wellinton e Fernando já foram emprestados e Rafael Dumas, profissionalizado em 2015, não deve permanecer. A aposta atual é em Léo Duarte.

- Zagueiro tem que ter responsabilidade e personalidade. Temos o Léo Duarte, que pode conviver com esses mais experientes e vai crescer - considerou Jayme.

718 visitas - Fonte: Extra Globo


VEJA TAMBÉM
- ALFINETOU! Presidente do Corinthians faz provocação sobre Gabigol com a camisa do Corinthians
- PROVOCAÇÃO! Loja oficial do Corinthians brinca com polêmica de Gabigol e divulga nova camisa.
- PUNIÇÃO? Envolvido em mais um polêmica, Flamengo deve multar Gabigol por foto vazada



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




tragam mais um meio campo e segundo atacante goleador

não sabe nem escala um time esse treinador burro

ze Ricardo seu burro filho da puta

contrata jogador meia boca o risco de não vingar é imenso, na cozinha não pode errar se errar é saco, por isso zagueiro e goleiro não pode errar quando erra vai pra vala...

ainda vale lembrar tmb o lateral armeiro q ficou devendo mt.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Bolívar

Brasileiro

Sáb - 16:00 -
2 X 0
Flamengo
Corinthians